Curso de dança para pessoas com deficiência grátis e online: inscreva-se!

Marcos Abranches dá curso de dança gratuito para pessoas com e sem deficiência – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Como parte das celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro abre inscrições gratuitas para o curso Corpos Dançantes Modernistas: Dança como Consciência do Outro, orientado pelo bailarino e coreógrafo Marcos Abranches. O curso é destinado a todos os públicos, pessoas com ou sem deficiência.

Faça sua inscrição no curso de Marcos Abranches!

“Numa perspectiva antropofágica, onde continuamente devoramos tudo e todos sem muito saber os porquês, as necessidades e as consequências, o curso propõe um trabalho de corpo que traz uma tentativa de apreensão da alteridade, um enxergar- se como o outro, ver-se o outro em si.” explica Abranches.

O curso traz como proposta trabalhar práticas de consciência corporal, exploração do movimento, respiração e concentração, entre outras questões da técnica da dança contemporânea, sempre considerando o público a que se dirige. O curso visa trabalhar com a ideia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência. Possibilitar a compreensão do movimento como um todo organizado, buscando preparar e fortalecer o corpo para o cotidiano. Visa estimular a coordenação motora, o senso rítmico e, principalmente, a criação artística da dança, proporcionar apropriação anatômica do seu próprio corpo através de imagens táteis e de sensações que surgem através do toque em cada região, trabalhar a consciência do peso de seu próprio corpo, através do contato físico com objetos e com os outros corpos.

Marcos Abranches atuou na Cia. FAR 15, nos espetáculos Senhor dos Anjos, Jardim de Tântalo e Metamorfose, de Franz Kafka, dirigidos e coreografados por Sandro Borelli. Principais obras de seu repertório: Formas de Ver, Via de Regra, Corpo sobre Tela, Canto dos Malditos, O Grito e O Idiota. Em Junho, teve seu filme de longa metragem estreado, “O Artista e a Força do Pensamento”, sob direção de Elder Fraga. Ganhou como melhor filme de longa metragem do Festival Internacional de Cinema de Santos – 6ª Edição.

Inscrições: 4 a 17 de agosto
Quando:
 25 de agosto a 6 de outubro de 2021 | Quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h
Local: Curso online via Zoom
Público: Acima de 16 anos. Pessoas com todos os tipos de habilidades e inabilidades, interessados em dança, corpo e movimento. 40 vagas.
Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo
Cronograma das inscrições: Inscrições: 4 a 17 de agosto | Aprovados: 20 de agosto | Matrícula online: 23 de agosto

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *