Festival de Cinema de Gramado aposta na diversidade em 2021

Com diversidade como proposta, o Festival de Cinema de Gramado chega este ano com muita representatividade e resistência cultural - Foto:Foto: Diego Vara/Pressphoto/CP/Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
Com diversidade como proposta, o Festival de Cinema de Gramado chega este ano com representatividade e resistência cultural – Foto: Diego Vara/Pressphoto/CP/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Festival de Cinema de Gramado, mais tradicional evento cinematográfico do país, chega nesta sexta (13) à sua 49ª edição, nunca tendo sido interrompido ou cancelado durante todos esses anos. O evento propõe uma diversidade não apenas de origem geográfica, mas também com extensa diversidade humana e social nos filmes selecionados.

Representatividade foi um fator importante na seleção dos 52 filmes finalistas

Com filmes de países como Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai, além de vários estados brasileiros como Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, a proposta desta edição também está em trazer e colocar no foco diretoras mulheres e equipes de filmagem que tenham uma representatividade diversificada, tanto nos filmes como nos bastidores, além de buscar obras que retratem as realidades e temáticas que têm sido tão discutidas nos dias atuais. Filmes que trazem diferentes corpos, gêneros, tamanhos e idades, cujas narrativa se emaranham no cotidiano da vida real, e que também consigam escapar do eixo Rio-São Paulo, por já possuir um mercado mais consolidado.

De acordo com Thaís Cabral, atriz, roteirista e professora, que integra a comissão de seleção dos curtas-metragens nacionais, toda a equipe responsável pela seleção dos filmes inscritos estava antenada na busca por representatividades diversas, tanto dentre os responsáveis pela criação, elaboração e direção dos filmes, quanto aos próprios temas abordados, além de uma busca por atores que não representem apenas o padrão vendido pela grande maioria da mídia atual. Nestes tempos que o cinema nacional anda tão desvalorizado, o Festival de Cinema de Gramado desponta e vem mostrar que a resistência deve vir de todos os lados. Imperdível!

+ Festival de Cinema de Gramado no Blog do Arcanjo!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *