Festival de Cinema de Gramado aposta na diversidade em 2021
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Festival de Cinema de Gramado, mais tradicional evento cinematográfico do país, chega nesta sexta (13) à sua 49ª edição, nunca tendo sido interrompido ou cancelado durante todos esses anos. O evento propõe uma diversidade não apenas de origem geográfica, mas também com extensa diversidade humana e social nos filmes selecionados.
Representatividade foi um fator importante na seleção dos 52 filmes finalistas
Com filmes de países como Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai, além de vários estados brasileiros como Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, a proposta desta edição também está em trazer e colocar no foco diretoras mulheres e equipes de filmagem que tenham uma representatividade diversificada, tanto nos filmes como nos bastidores, além de buscar obras que retratem as realidades e temáticas que têm sido tão discutidas nos dias atuais. Filmes que trazem diferentes corpos, gêneros, tamanhos e idades, cujas narrativa se emaranham no cotidiano da vida real, e que também consigam escapar do eixo Rio-São Paulo, por já possuir um mercado mais consolidado.
De acordo com Thaís Cabral, atriz, roteirista e professora, que integra a comissão de seleção dos curtas-metragens nacionais, toda a equipe responsável pela seleção dos filmes inscritos estava antenada na busca por representatividades diversas, tanto dentre os responsáveis pela criação, elaboração e direção dos filmes, quanto aos próprios temas abordados, além de uma busca por atores que não representem apenas o padrão vendido pela grande maioria da mídia atual. Nestes tempos que o cinema nacional anda tão desvalorizado, o Festival de Cinema de Gramado desponta e vem mostrar que a resistência deve vir de todos os lados. Imperdível!
+ Festival de Cinema de Gramado no Blog do Arcanjo!
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.