Diego Summer constrói trajetória de sucesso no teatro com Sertão Encantado: de Araguaína para o mundo | Podcast do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um jovem de Araguaína, no Tocantins, sonhava em ser artista na maior metrópole do seu país. E, após muita batalha, conseguiu. Hoje, é um dos grandes artistas da retomada do teatro presencial paulistano, ocupando o mais importante teatro da Avenida Paulista, em São Paulo. O nome dele é Diego Summer. Em cartaz com o musical Sertão Encantado, no Teatro Gazeta, do qual é ator, diretor, dramaturgo e cenógrafo, o artista é o convidado desta semana no Podcast do Arcanjo, em parceria com a OLA Podcasts.

Além de falar sobre o protagonismo da retomada teatral no Brasil, o ator lembra que o espetáculo da Cia. Contraste traz cores e leveza para o palco com uma grande homenagem à cultura brasileira, com um cancioneiro que vai de Luiz Gonzaga a Dominguinhos, na trilha sonora realizada ao vivo. A montagem tem entrada gratuita e ainda conta com participação especial da quadrilha Sacode Poeira e do apresentador junino Xexéu Aguiar.

Ouça Diego Summer no Podcast do Arcanjo!

Siga @diegosummerator

Equipe de Sertão Encantado celebra sucesso da temporada no Teatro Gazeta – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Musical para toda a família

Com direção musical de Ricardo Saldaña, o espetáculo Sertão Encantado conta com duas músicas autorais: Valsa da Meia Noite e Dueto Final, duo entre Rosinha, personagem compartilhada por Juliane Ribeiro e Gabriela Gabi, e Pirilampo, interpretado por Diego Summer.

“Levamos o São João para o imaginário do teatro e trouxemos a grande quadrilha junina Sacode Poeira para o palco”, conta. “Os figurinos foram inspirados nas quadrilhas do Norte, do Tocantins, em Araguaína, minha cidade”, revela o artista, contando que em sua terra há grandes concursos juninos. “A arte da costura dos figurinos passa de avó para mãe e de mãe para filha”.

Diego Summer no Teatro Gazeta: sucesso com musical Sertão Encantado – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

O texto ainda discute ainda o machismo e a violência sofrida pelas mulheres no sertão, desconstruindo a figura do homem do interior machão de uma forma sutil e cheia de humor. “Você se tornou um grande nome do teatro de São Paulo”, pontua Miguel Arcanjo sobre Diego Summer, que respondeu que ainda quer “fazer muito teatro, teatro musical, filmes, novelas e séries e está aberto a convites”.

Ouça Diego Summer no Podcast do Arcanjo!

Diego Summer em retrato de Bob Sousa

Diego Summer: “Vim de Tocantins com a mala e a coragem para ser artista em São Paulo”

Em São Paulo desde 2012, Summer destaca o seu lugar de batalha no teatro. “Vim com a mala e a coragem para tentar uma carreira artística”, lembra o artista que passou pela Funarte, ETA e Cia. de Teatro Os Satyros. “Fui fazendo minha bagagem e em 2014 criei a Cia. Contraste e em 2016 emplacamos o Sertão Encantado. E em 2019 o espetáculo Sertão – Poesias Diversas, com o cancioneiro nordestino e quatro retirantes falando da saudade, da lembrança e do amor, que quem é retirante traz na mala”.

Ele comenta estar no posto de protagonista da retomada do teatro presencial e faz isso com toda a leveza da cultura popular nordestina, representatividade LGBTQIA+ e o protagonismo de um elenco majoritariamente negro. Ele fala da importância da ocupação do teatro neste tão único. “Obrigado por apoiar os artistas independente e as artes como um todo”, agradeceu a Miguel Arcanjo. “Acredite no seu sonho”, complementou o artista.

O musical Sertão Encantado pode ser visto todo domingo, às 15h, no Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900), com entrada grátis. Haverá ainda sessão extra no sábado 4 de setembro, também às 15h. Os ingressos já podem ser retirados e a companhia pede que o público doe 1 kg de alimento não-perecível de forma voluntária para pessoas em situação de vulnerabilidade social nesta pandemia.

Ouça Diego Summer no Podcast do Arcanjo!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023