Rapidinhas | Péricles e Drik Barbosa cantam Calma, Respira
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Mantra pagodeiro
A cantora Drik Barbosa se pegou repetindo a frase “calma, respira” como um mantra durante a quarentena. De tanto pronunciar, virou o título de seu novo single, o pagode Calma, Respira, que gravou ao lado do ídolo Péricles. icipação de Péricles. A faixa ganhou um clipe. Está bonito de ver.
Samba no pé
Baluarte é o nome do novo espetáculo da Cia. de Ballet do Rio de Janeiro, focado nos grandes nomes do samba carioca. A curta temporada é no Teatro Riachuelo, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, com ingressos já à venda. Estão todos convidados.
Calor do palco
Pioneira na retomada do teatro presencial, a atriz Carol Hubner está com o coração aquecido neste frio inverno paulistano. E não é só por conta do casaco de pelos sintéticos que adora usar. É também porque a comédia A Banheira, que ela protagoniza, acaba de ganhar mais uma sessão semanal no Teatro Maria Della Costa, devido à alta procura do público. A obra pode ser vista às sextas, 21h, e aos sábados, 19h. Que delícia.
Mulheres na tela
A 6ª Mostra de Cinema Feminista acontece, online e gratuita, entre 14 de agosto e 3 de setembro. São 126 filmes nacionais e internacionais e cinco debates. Daniela Pimentel e Rita Boechat, integrantes da Coletiva Malva, dirigem o evento, que ocorre na plataforma da Cardume.tv.br. Imperdível.
Vem aí
Com o avanço da vacinação, a produtora Laz Audiovisual e a Imagem Filmes preparam um grande lançamento para o longa Águas Selvagens ainda neste segundo semestre nas salas de cinema. A coprodução Brasil-Argentina é dirigida pelo argentino Roly Santos. No longa noir com roteiro de Oscar Tabernise estão o ator uruguaio Roberto Birindelli, o ator argentino Juan Manuel Tellategui e as atrizes brasileiras Mayana Neiva, Leona Cavalli e Allana Lopes. Aguardamos ansiosos.
Olho na notícia
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro Jornal, com o jornalista e doutor em dramaturgia Eduardo Campos, entre 14 e 15 de agosto, com duração de seis horas divididas em dois encontros de três horas cada. A realização é da Cia Coisas Nossas de Teatro. Inscrições por e-mail com currículo para ciacoisasnossas@gmail.com. Aviso dado.
Barulhinho novo
A rapper Iza Sabino acaba de lançar o EP Trono de Vidro, com participações do rapper Pejota, dos MCs Anjim e Laranjinha e das trappers N.I.N.A. e Thamiris. Entre os temas das canções, estão o amor, mulhers no poder e os universos negro e LGBTQIA+. Interessante.
Múltiplo olhar
A partir de 12 de agosto, o Oi Futuro no Rio apresenta de forma gratuita e presencialmente Meu Filho Só Anda Um Pouco Mais Lento, obra assinada pelo diretor Rodrigo Portella com produção de Cláudia Marques – Fábrica de Eventos, a partir da peça homônima do dramaturgo croata Ivor Martinić. Não custa lembrar que o texto ganhou montagem de sucesso em Buenos Aires. A versão brasileira traz Simone Mazzer, Felipe Frazão, Elisa Lucinda, Maria Esmeralda Forte, Camila Moura, Verônica Rocha, Antônio Pitanga, Enrique Diaz, Leandro Santanna e Hipólyto. Filmada na íntegra, a obra será exibida aos estilhaços em 24 telas que ocuparão as galerias, na qual o espectador poderá montar como quiser sua própria história. Participativo.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.