Estação Criativa lança curta Ei! estrelado por Adriano Borges

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Com apoio do Galpão Cine Horto, dirigido por Carlandréia Ribeiro e com produção do Estação Criativa, o curta-metragem Ei! estreia no dia 7 de agosto através do canal oficial dos Comunicadores Populares no YouTube. Além do curta, rodas de conversa temáticas acontecerão com intelectuais e artistas brasileiros nos dias 7 – no dia da estreia, com participação de Cida Falabella, atriz e vereadora em Belo Horizonte, Valência Losada, produtora e coordenadora artística, e Glicério do Rosário, ator e dramaturgo. Haverá novos papos nos dias 13, 20 e 27 de agosto, com participação do diretor do Blog do Arcanjo, Miguel Arcanjo Prado.
Lançamento – Dia 07 de Agosto de 2021 – sábado – 19:00
Lançamento do curta-metragem “Ei!” e roda de conversa entre elenco e convidados: Cida Falabella (atriz e diretora teatral), Glicério do Rosário (ator e diretor teatral), Valência Losada (produtora cultural e curadora, feminista e graduanda em Filosofia) e Lydia Del Picchia (bailarina, atriz, coreógrafa, professora).
1ª Roda de Conversas – Dia 14 de Agosto de 2021 – sábado – 19:00
“Ei, estou falando com você…” – Tema: O Brasil Golpeado. Convidados: Marcos Alexandre (Professor Titular da UFMG do Curso de Letras e Teatro), Felipe Cordeiro (Artista de teatro, crítico, editor e pesquisador) e Valência Losada (produtora cultural e curadora, feminista e graduanda em Filosofia).
2ª Roda de Conversas – Dia 20 de Agosto de 2021 – sexta – 19:00
“O Brasil é uma fratura exposta…” – Tema: Etnocídio. Convidados: Rosália Diogo (Pós-doutora em Antropologia Social, Professora. Jornalista e pesquisadora), Marcos Cardoso (Fundador do MNU – Movimento Negro Unificado), Juhlia Santos (jornalista, atriz, performan, pesquisadora de gênero, agitadora cultural e produtora) e Miguel Arcanjo (jornalista e crítico de artes).
3ª Roda de Conversas – Dia 27 de Agosto de 2021 – sexta – 19:00
“Aos gritos de sem partido e sem bandeira…” – Ascensão do nazifascismo no Brasil. Convidadas: Maria do Carmo Lara (foi prefeita de Betim-MG por dois mandatos e deputada federal por 3 mandatos – MG), Chico Pelúcio (Integrante do Grupo Galpão desde 1984 é idealizador e coordenador geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto) e Verônica Pimenta (Professora de arte, pesquisadora em dança e jornalista).
Local: Canal do YouTube dos Comunicadores Populares
História do Brasil por um ponto de vista único
Ei! traz em seus 8 minutos um sobrevivente do tempo e espaço, interpretado por Adriano Borges, entre o período de invasão de nossas terras até a este momento de fascismo crescente, passando pela escravidão, ditadura, falando sobre a pandemia do coronavírus e a pandemia do ódio dos tempos atuais.
Adriano interpreta um ser que é híbrido de índio, negro, Tupã e Orixá, e que aos poucos vai sendo esvaziado de seus direitos, de si mesmo, de seus bons sentimentos, como afeto e amor, devido as relações de poder e dominação sobre seu povo e sua história.
Nas palavras da própria diretora “o curta é uma análise do Brasil, da invasão ao nazifascismo em 8 minutos”. O curta ainda é definido como uma chamada do indivíduo para a cena para perceber sua força e seu valor, sua existência nessa país que nasceu sob a égide de uma falsa democracia racial, e que ameaça e apaga as etnias não brancas cotidianamente.
Confira o canal oficial dos Comunicadores Populares para não perder a estreia!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.