Estação Criativa lança curta Ei! estrelado por Adriano Borges

Cena do curta-metragem Ei! que estreia dia 7 de agosto no canal oficial dos Comunicadores Populares no YouTube - Foto: Kleber Bassa/ Divulgação - Blog do Arcanjo
Cena do curta-metragem Ei! que estreia dia 7 de agosto no canal oficial dos Comunicadores Populares no YouTube – Foto: Kleber Bassa/ Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com apoio do Galpão Cine Horto, dirigido por Carlandréia Ribeiro e com produção do Estação Criativa, o curta-metragem Ei! estreia no dia 7 de agosto através do canal oficial dos Comunicadores Populares no YouTube. Além do curta, rodas de conversa temáticas acontecerão com intelectuais e artistas brasileiros nos dias 7 – no dia da estreia, com participação de Cida Falabella, atriz e vereadora em Belo Horizonte, Valência Losada, produtora e coordenadora artística, e Glicério do Rosário, ator e dramaturgo. Haverá novos papos nos dias 13, 20 e 27 de agosto, com participação do diretor do Blog do Arcanjo, Miguel Arcanjo Prado.

Lançamento – Dia 07 de Agosto de 2021 – sábado – 19:00

Lançamento do curta-metragem “Ei!” e roda de conversa entre elenco e convidados: Cida Falabella (atriz e diretora teatral), Glicério do Rosário (ator e diretor teatral), Valência Losada (produtora cultural e curadora, feminista e graduanda em Filosofia) e Lydia Del Picchia (bailarina, atriz, coreógrafa, professora).

1ª Roda de Conversas – Dia 14 de Agosto de 2021 – sábado – 19:00

“Ei, estou falando com você…” – Tema: O Brasil Golpeado. Convidados: Marcos Alexandre (Professor Titular da UFMG do Curso de Letras e Teatro), Felipe Cordeiro (Artista de teatro, crítico, editor e pesquisador) e Valência Losada (produtora cultural e curadora, feminista e graduanda em Filosofia).

2ª Roda de Conversas – Dia 20 de Agosto de 2021 – sexta – 19:00

“O Brasil é uma fratura exposta…” – Tema: Etnocídio. Convidados: Rosália Diogo (Pós-doutora em Antropologia Social, Professora. Jornalista e pesquisadora), Marcos Cardoso (Fundador do MNU – Movimento Negro Unificado), Juhlia Santos (jornalista, atriz, performan, pesquisadora de gênero, agitadora cultural e produtora) e Miguel Arcanjo (jornalista e crítico de artes).

3ª Roda de Conversas – Dia 27 de Agosto de 2021 – sexta – 19:00

“Aos gritos de sem partido e sem bandeira…” – Ascensão do nazifascismo no Brasil. Convidadas: Maria do Carmo Lara (foi prefeita de Betim-MG por dois mandatos e deputada federal por 3 mandatos – MG), Chico Pelúcio (Integrante do Grupo Galpão desde 1984 é idealizador e coordenador geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto) e Verônica Pimenta (Professora de arte, pesquisadora em dança e jornalista).

Local: Canal do YouTube dos Comunicadores Populares

História do Brasil por um ponto de vista único

Ei! traz em seus 8 minutos um sobrevivente do tempo e espaço, interpretado por Adriano Borges, entre o período de invasão de nossas terras até a este momento de fascismo crescente, passando pela escravidão, ditadura, falando sobre a pandemia do coronavírus e a pandemia do ódio dos tempos atuais.

Adriano interpreta um ser que é híbrido de índio, negro, Tupã e Orixá, e que aos poucos vai sendo esvaziado de seus direitos, de si mesmo, de seus bons sentimentos, como afeto e amor, devido as relações de poder e dominação sobre seu povo e sua história.

Nas palavras da própria diretora “o curta é uma análise do Brasil, da invasão ao nazifascismo em 8 minutos”. O curta ainda é definido como uma chamada do indivíduo para a cena para perceber sua força e seu valor, sua existência nessa país que nasceu sob a égide de uma falsa democracia racial, e que ameaça e apaga as etnias não brancas cotidianamente.

Confira o canal oficial dos Comunicadores Populares para não perder a estreia!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *