Museu da Língua Portuguesa reabre após incêndio com novidades e terraço panorâmico
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Após mais de 5 anos fechado para reformas, devido ao trágico incêndio em dezembro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa reabrirá suas portas no dia 31 de julho.
A cerimônia oficial de reinauguração do espaço, que fica localizado na histórica Estação da Luz, em São Paulo, terá transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo canal do museu no YouTube. Já sua abertura presencial acontecerá posteriormente, seguindo os atuais protocolos sanitários.
Novas exposições
Localizado na cidade com o maior número de falantes da língua portuguesa, a importância do Museu da Língua Portuguesa é inestimável.
Além de manter grande parte das exposições e instalações que se mantiveram em seus 10 anos de funcionamento, o museu contará também com novas obras, como por exemplo Línguas do Mundo, que enfatiza 23 das mais de 7 mil línguas faladas no mundo todo.
Já Falares traz as diferentes expressões e sotaques nacionais e Nós da Língua Portuguesa recria a multiplicidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP – expondo suas semelhanças, suas diferenças, seus emaranhamentos.
Alguns dos nomes dos cientistas e artistas que fazem parte dos conteúdos das exposições são José Miguel Wisnik, Mia Couto, Roberta Estrela d’Alva, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Laerte, Guto Lacaz e Mana Bernardes.
Terraço panorâmico
Além das novas experiências linguísticas, há um deslumbre visual para o centro da metrópole paulistana: o novo terraço do museu contará com vista panorâmica para o Jardim da Luz e a torre do relógio e terá elevador exclusivo, sendo permitido visitá-lo sem conexão com as exposições.
O projeto de restauração foi assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha, seu filho. Além de ter ganhado o selo LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – um importante certificação ambiental de sustentabilidade, o espaço contou com bem-vindo reforço contra incêndios, superando inclusive as recomendações básicas do Corpo de Bombeiros.
Com 261 milhões de falantes no mundo, a língua portuguesa merece esse espaço!
Confira todas as informações no site oficial e no Instagram do Museu da Língua Portuguesa:
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.