Museu da Língua Portuguesa reabre após incêndio com novidades e terraço panorâmico

Museu da Língua Portuguesa reabre reformado ao público em agosto após incêndio de 2015 - Foto: Ciete Silvério/Divulgação - Blog do Arcanjo
Museu da Língua Portuguesa reabre reformado ao público após incêndio de 2015 – Foto: Ciete Silvério/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Após mais de 5 anos fechado para reformas, devido ao trágico incêndio em dezembro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa reabrirá suas portas no dia 31 de julho.

A cerimônia oficial de reinauguração do espaço, que fica localizado na histórica Estação da Luz, em São Paulo, terá transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo canal do museu no YouTube. Já sua abertura presencial acontecerá posteriormente, seguindo os atuais protocolos sanitários.

Novas exposições

Localizado na cidade com o maior número de falantes da língua portuguesa, a importância do Museu da Língua Portuguesa é inestimável.

Além de manter grande parte das exposições e instalações que se mantiveram em seus 10 anos de funcionamento, o museu contará também com novas obras, como por exemplo Línguas do Mundo, que enfatiza 23 das mais de 7 mil línguas faladas no mundo todo.

Já Falares traz as diferentes expressões e sotaques nacionais e Nós da Língua Portuguesa recria a multiplicidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP – expondo suas semelhanças, suas diferenças, seus emaranhamentos.

Alguns dos nomes dos cientistas e artistas que fazem parte dos conteúdos das exposições são José Miguel Wisnik, Mia Couto, Roberta Estrela d’Alva, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Laerte, Guto Lacaz e Mana Bernardes.

Terraço panorâmico

Além das novas experiências linguísticas, há um deslumbre visual para o centro da metrópole paulistana: o novo terraço do museu contará com vista panorâmica para o Jardim da Luz e a torre do relógio e terá elevador exclusivo, sendo permitido visitá-lo sem conexão com as exposições.

O projeto de restauração foi assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha, seu filho. Além de ter ganhado o selo LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – um importante certificação ambiental de sustentabilidade, o espaço contou com bem-vindo reforço contra incêndios, superando inclusive as recomendações básicas do Corpo de Bombeiros.

Com 261 milhões de falantes no mundo, a língua portuguesa merece esse espaço!

Confira todas as informações no site oficial e no Instagram do Museu da Língua Portuguesa:

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *