Museu da Língua Portuguesa reabre após incêndio com novidades e terraço panorâmico

Museu da Língua Portuguesa reabre reformado ao público em agosto após incêndio de 2015 - Foto: Ciete Silvério/Divulgação - Blog do Arcanjo
Museu da Língua Portuguesa reabre reformado ao público após incêndio de 2015 – Foto: Ciete Silvério/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Após mais de 5 anos fechado para reformas, devido ao trágico incêndio em dezembro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa reabrirá suas portas no dia 31 de julho.

A cerimônia oficial de reinauguração do espaço, que fica localizado na histórica Estação da Luz, em São Paulo, terá transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo canal do museu no YouTube. Já sua abertura presencial acontecerá posteriormente, seguindo os atuais protocolos sanitários.

Novas exposições

Localizado na cidade com o maior número de falantes da língua portuguesa, a importância do Museu da Língua Portuguesa é inestimável.

Além de manter grande parte das exposições e instalações que se mantiveram em seus 10 anos de funcionamento, o museu contará também com novas obras, como por exemplo Línguas do Mundo, que enfatiza 23 das mais de 7 mil línguas faladas no mundo todo.

Já Falares traz as diferentes expressões e sotaques nacionais e Nós da Língua Portuguesa recria a multiplicidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP – expondo suas semelhanças, suas diferenças, seus emaranhamentos.

Alguns dos nomes dos cientistas e artistas que fazem parte dos conteúdos das exposições são José Miguel Wisnik, Mia Couto, Roberta Estrela d’Alva, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Laerte, Guto Lacaz e Mana Bernardes.

Terraço panorâmico

Além das novas experiências linguísticas, há um deslumbre visual para o centro da metrópole paulistana: o novo terraço do museu contará com vista panorâmica para o Jardim da Luz e a torre do relógio e terá elevador exclusivo, sendo permitido visitá-lo sem conexão com as exposições.

O projeto de restauração foi assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha, seu filho. Além de ter ganhado o selo LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – um importante certificação ambiental de sustentabilidade, o espaço contou com bem-vindo reforço contra incêndios, superando inclusive as recomendações básicas do Corpo de Bombeiros.

Com 261 milhões de falantes no mundo, a língua portuguesa merece esse espaço!

Confira todas as informações no site oficial e no Instagram do Museu da Língua Portuguesa:

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023