10 anos sem Amy Winehouse: 10 músicas da cantora mais tocadas no Brasil

Amy Winehouse: cantora inglesa morreu aos 27 anos em 2011 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A cantora britânica Amy Winehouse morreu há exatos 10 anos, no dia 23 de julho de 2011, com apenas 27 anos, entrando para o chamado “Clube dos 27”, que reúne artistas que morreram com essa idade, ao lado de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Kurt Cobain, Brian Jones e Jim Morrison.

Neste período sem Amy, Rehab foi a sua canção mais tocada no Brasil, de acordo com um estudo feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) das músicas mais tocadas da artista no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública. 

Outros sucessos de Amy Winehouse se destacaram no levantamento. Back to black, uma das músicas mais marcantes da artista e que também é o nome do segundo álbum de estúdio da cantora e compositora britânica, foi a segunda mais tocada no país entre 2011 e 2021. Logo em seguida, You know I’m no good aparece na terceira posição do ranking. 

Amy Winehouse tem 57 músicas em 330 gravações no Brasil

Amy Winehouse tem 57 músicas e 330 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos 10 anos, mais de 50% de seus rendimentos em direitos autorais no Brasil foram provenientes dos segmentos de Rádio e TV.  

De acordo com a lei brasileira do direito autoral (9.610/98), após a morte de Amy Winehouse, seus herdeiros receberão os direitos autorais pela execução pública de suas músicas por 70 anos.

Os valores arrecadados no Brasil são distribuídos pelo Ecad para a associação brasileira que representa Amy e esta, por sua vez, repassa esses valores para a associação estrangeira à qual o artista é filiado. 

Amy Winehouse teve morte prematura

“A perda prematura desta artista é algo ainda doloroso. Sua carreira prometia um caminho surpreendente e belo. Sua voz e forma muito particular de interpretação jamais serão esquecidos”, disse Marcello Castello Branco, diretor executivo da União Brasileira de Compositores (UBC), associação que representa Amy no Brasil.  

10 músicas de Amy Winehouse mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública, segundo o Ecad

(Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina)  

PosiçãoMúsicaAutores
1RehabAmy Winehouse
2Back to blackAmy Winehouse / Mark Ronson
3You know I’m no goodAmy Winehouse
4Tears dry on their ownValerie Simpson / Amy Winehouse / Ashford Willie James
5Love is a losing gameAmy Winehouse
6Stronger than meAmy Winehouse / Remi Salaam
7He can only hold herAmy Winehouse / Charlie Harper / John Alexander Harrison / Bobby Poindexter / Poindexter Richard
8Wake up aloneO’duffy Paul Staveley / Amy Winehouse
9Just friendsAmy Winehouse
10Me & Mr Jones (fuckery)Amy Winehouse

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *