Com Festa do Interior, disco Fantasia de Gal Costa faz 40 anos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Disco fundamental do cancioneiro brasileiro, o álbum Fantasia da maravilhosa Gal Costa completa 40 anos neste 2021.

O Blog do Arcanjo lembra que o LP lançado pela Philips tem uma história bem controversa. O show da turnê Fantasia foi gravado ao vivo em 23 de junho de 1981 e foi um tremendo sucesso de acordo com o público, porém, devido a problemas técnicos, a crítica, que naquela época era implacável, não perdoou a cantora.

Gal, por sua vez, pegou o repertório do show e levou para o estúdio, lançando o álbum no dia 15 de novembro de 1981.

Fantasia é um dos maiores êxitos da carreira de Gal Costa

Gal Costa em capa de revista japonesa no ano de 1982 - um ano após o sucesso de Fantasia - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
Gal Costa em capa de revista japonesa no ano de 1982: Fantasia jogou cantora no mercado internacional – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Contando com vários sucessos como Meu Bem, Meu Mal, Tapete Mágico e Massa Real de Caetano Veloso, Açaí de Djavan, Canta Brasil, de David Nasser e Alcyr Pires Vermelho.

O álbum também contava com o frevo Festa do Interior, de Abel Silva e Moraes Moreira, uma das canções mais conhecidas de Gal, além de ser um dos maiores responsáveis pelo seu sucesso internacional, principalmente na Argentina, onde o hit é presença obrigatória em qualquer festa.

Gal Costa continua atemporal e maravilhosa - Foto: Carol Siqueira - Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
Gal Costa continua atemporal e maravilhosa – Foto: Carol Siqueira/Divulgação – Blog do Arcanjo

Algumas das músicas presentes neste álbum dos idos anos 1980 são facilmente escutadas ainda hoje em qualquer lugar do Brasil, nessa voz singular e interpretação magnífica que só Gal Costa possui e que são suas marcas registradas.

Um álbum que merece ser celebrado e escutado por muitos anos mais!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *