Prot{AGÔ}nistas cria documentário e lembra noite histórica no Theatro Municipal

Prot{AGÔ}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro - Foto: Mariana Ser/Divulgação - Blog do Arcanjo
Prot{AGÔ}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro – Foto: Mariana Ser/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por Miguel Arcanjo Prado
@miguel.arcanjo


Foi uma noite histórica aquele de 8 de maio de 2019 quando os múltiplos artistas do espetáculo Prot{AGÔ}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro abrilhantaram o palco do Theatro Municipal de São Paulo, arrancando risos, lágrimas, orgulho e aplausos efusivos.

Este crítico estava por lá e recorda até hoje a energia indescritível que invadiu o grande templo cultural paulistano, que abrigava pela primeira vez a arte circense em união com a música e a dança negra de forma eloquente, como ficou registrado na crítica Artistas Negros fazem história no Theatro Municipal com Novos Modernistas.

O técnico Aníbal Marques, o Pelé, o diretor do Municipal, Hugo Possolo, e o diretor de Prot{AGÔ}nistas, Ricardo Rodrigues, na noite histórica de 8 de maio de 2019 no Theatro Municipal de São Paulo - Foto: Mariana Ser/Divulgação - Blog do Arcanjo
O técnico Aníbal Marques, o Pelé, o diretor do Municipal, Hugo Possolo, e o diretor de Prot{AGÔ}nistas, Ricardo Rodrigues, na noite histórica de 8 de maio de 2019 no Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Mariana Ser/Divulgação – Blog do Arcanjo

A eles, seguiu-se um ano de muita criatividade no emblemático tablado sob direção do palhaço Hugo Possolo, que deixa seu nome cravado na história do Municipal ao abraçar uma programação diversa e que realmente representa a metrópole que o abriga. Programação esta que ainda recebeu Emicida com o show AmarElo, em novembro, e o Prêmio Arcanjo de Cultura, em dezembro daquele ano, quando a turma de Prot{AGÔ} foi vencedora na categoria Teatro em mais uma noite de emoção.

Prêmio Arcanjo de Cultura em 18 de dezembro de 2019 no Theatro Municipal com Prot{AGÔ}nistas entre os vencedores – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Documentário

Diante de tanto sucesso, aquela apresentação histórica rendeu um documentário, Prot{agô}nistas – Estar Vivo É Nossa Maior Resistência, que integra a circulação do projeto Prot{AGÔ}nistas, sob direção de Ricardo Rodrigues, e que conta ainda com lives em formato de bate-papo com nomes importantes para a trajetória destes artistas, aí incluindo este escriba, que participa de conversa nesta quinta (8), às 19h, com Ricardo Rodrigues, Munique Costa e Helder Vilela pelo Facebook do Centro Cultural Grajaú.

Aliás, o projeto foi contemplado com louvor pelo primeiro Edital de Fomento à Cultura Negra/2020 da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. O documentário com essa linda história será exibido entre 9 e 18 de julho nas páginas do Facebook dos seguintes equipamentos públicos: 09/07 20:00 Teatro Flávio Império, 10/07 15:00 CEU Jambeiro, 11/07 17:00 CC Grajaú, 17/07 19:00 CCJ Cachoeirinha, e 18/07 19:00 CCN Jabaquara.

“Enquanto esperamos por um momento oportuno para retomar as sessões presenciais, com muito carinho, estreamos o documentário artístico”, fala Ricardo Rodrigues, lembrando a frase que é título do filme: “Estar vivo é nossa maior resistência”. Ele tem toda razão.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *