Prot{AGÔ}nistas cria documentário e lembra noite histórica no Theatro Municipal

Por Miguel Arcanjo Prado
@miguel.arcanjo
Foi uma noite histórica aquele de 8 de maio de 2019 quando os múltiplos artistas do espetáculo Prot{AGÔ}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro abrilhantaram o palco do Theatro Municipal de São Paulo, arrancando risos, lágrimas, orgulho e aplausos efusivos.
Este crítico estava por lá e recorda até hoje a energia indescritível que invadiu o grande templo cultural paulistano, que abrigava pela primeira vez a arte circense em união com a música e a dança negra de forma eloquente, como ficou registrado na crítica Artistas Negros fazem história no Theatro Municipal com Novos Modernistas.

A eles, seguiu-se um ano de muita criatividade no emblemático tablado sob direção do palhaço Hugo Possolo, que deixa seu nome cravado na história do Municipal ao abraçar uma programação diversa e que realmente representa a metrópole que o abriga. Programação esta que ainda recebeu Emicida com o show AmarElo, em novembro, e o Prêmio Arcanjo de Cultura, em dezembro daquele ano, quando a turma de Prot{AGÔ} foi vencedora na categoria Teatro em mais uma noite de emoção.

Documentário
Diante de tanto sucesso, aquela apresentação histórica rendeu um documentário, Prot{agô}nistas – Estar Vivo É Nossa Maior Resistência, que integra a circulação do projeto Prot{AGÔ}nistas, sob direção de Ricardo Rodrigues, e que conta ainda com lives em formato de bate-papo com nomes importantes para a trajetória destes artistas, aí incluindo este escriba, que participa de conversa nesta quinta (8), às 19h, com Ricardo Rodrigues, Munique Costa e Helder Vilela pelo Facebook do Centro Cultural Grajaú.
Aliás, o projeto foi contemplado com louvor pelo primeiro Edital de Fomento à Cultura Negra/2020 da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. O documentário com essa linda história será exibido entre 9 e 18 de julho nas páginas do Facebook dos seguintes equipamentos públicos: 09/07 20:00 Teatro Flávio Império, 10/07 15:00 CEU Jambeiro, 11/07 17:00 CC Grajaú, 17/07 19:00 CCJ Cachoeirinha, e 18/07 19:00 CCN Jabaquara.
“Enquanto esperamos por um momento oportuno para retomar as sessões presenciais, com muito carinho, estreamos o documentário artístico”, fala Ricardo Rodrigues, lembrando a frase que é título do filme: “Estar vivo é nossa maior resistência”. Ele tem toda razão.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
