Morre Renata Pallottini aos 90 anos

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morrreu Renata Pallottini, poeta, dramaturga e escritora, aos 90 anos, nesta quinta (8), deixando mais pobre a cultura brasileira. Ela lutava contra um câncer na medula óssea chamado mieloma.

A artista nasceu em São Paulo em 20 de janeiro de 1931 e era formada em Direito e em Filosofia, além de ter se formado na Escola de Arte Dramática da USP, a EAD, em 1964.

Ela era membro da Academia Paulista de Letras e, como roteirista, escreveu obras para a TV como o infantil Vila Sésamo e a série Malu Mulher, sucessos na década de 1970.

Sua trajetória está contada no livro Renata Pallottini Cumprimenta e Pede Passagem, escrita por Rita Ribeiro Guimarães com base no depoimento de Renata. A obra foi lançada em 2006 pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, então sob direção de Hubert Alquéres.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *