Prot{AGÔ}nistas cria documentário e lembra noite histórica no Theatro Municipal

Por Miguel Arcanjo Prado
@miguel.arcanjo
Foi uma noite histórica aquele de 8 de maio de 2019 quando os múltiplos artistas do espetáculo Prot{AGÔ}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro abrilhantaram o palco do Theatro Municipal de São Paulo, arrancando risos, lágrimas, orgulho e aplausos efusivos.
Este crítico estava por lá e recorda até hoje a energia indescritível que invadiu o grande templo cultural paulistano, que abrigava pela primeira vez a arte circense em união com a música e a dança negra de forma eloquente, como ficou registrado na crítica Artistas Negros fazem história no Theatro Municipal com Novos Modernistas.

A eles, seguiu-se um ano de muita criatividade no emblemático tablado sob direção do palhaço Hugo Possolo, que deixa seu nome cravado na história do Municipal ao abraçar uma programação diversa e que realmente representa a metrópole que o abriga. Programação esta que ainda recebeu Emicida com o show AmarElo, em novembro, e o Prêmio Arcanjo de Cultura, em dezembro daquele ano, quando a turma de Prot{AGÔ} foi vencedora na categoria Teatro em mais uma noite de emoção.

Documentário
Diante de tanto sucesso, aquela apresentação histórica rendeu um documentário, Prot{agô}nistas – Estar Vivo É Nossa Maior Resistência, que integra a circulação do projeto Prot{AGÔ}nistas, sob direção de Ricardo Rodrigues, e que conta ainda com lives em formato de bate-papo com nomes importantes para a trajetória destes artistas, aí incluindo este escriba, que participa de conversa nesta quinta (8), às 19h, com Ricardo Rodrigues, Munique Costa e Helder Vilela pelo Facebook do Centro Cultural Grajaú.
Aliás, o projeto foi contemplado com louvor pelo primeiro Edital de Fomento à Cultura Negra/2020 da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. O documentário com essa linda história será exibido entre 9 e 18 de julho nas páginas do Facebook dos seguintes equipamentos públicos: 09/07 20:00 Teatro Flávio Império, 10/07 15:00 CEU Jambeiro, 11/07 17:00 CC Grajaú, 17/07 19:00 CCJ Cachoeirinha, e 18/07 19:00 CCN Jabaquara.
“Enquanto esperamos por um momento oportuno para retomar as sessões presenciais, com muito carinho, estreamos o documentário artístico”, fala Ricardo Rodrigues, lembrando a frase que é título do filme: “Estar vivo é nossa maior resistência”. Ele tem toda razão.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.