Morte de Jim Morrison completa 50 anos: astro acendeu fogo que permanece aceso

Jim Morrison – uma das grandes lendas do Rock and Roll – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

James Douglas Morrison, nome verdadeiro do ícone do rock Jim Morrison, nasceu em 8 de dezembro de 1943 na cidade de Melbourne na Florida e neste sábado, 3 de julho de 2021, completam 50 anos de sua morte. Jim faz parte do rol de grandes astros do rock que morreram aos 27 anos, juntamente com Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Janis Joplin e, mais recentemente, Amy Winehouse.

Jim Morrison acendeu um fogo que permanece em nós até hoje

Lenda do rock and roll, vocalista e compositor da banda The Doors, com 288 músicas e 612 gravações cadastradas no Ecad, uma sensualidade invejável, uma voz única, uma performance extasiante e dono de uma personalidade ousada, tanto dentro quanto fora dos palcos, Jim Morrison até hoje é reconhecido por sua grandeza e enorme contribuição ao rock.

A música mais tocada do Jim Morisson nos últimos 5 anos no Brasil é Light My Fire, e foi lançada ainda no álbum de estreia do The Doors, em 1967. Em segundo lugar fica Roadhouse Blues, do álbum Morrison Hotel, de 1970, e em terceiro está Love Me Two Times, do segundo álbum da banda, lançado também no ano de 1967.

Light My Fire é comumente interpretada com sentido passional e sexual, mas consegue se tornar uma poderosa metáfora e ir além, provocando o ouvinte mais atento a pensar sobre a brevidade da vida e a transcendência que há na morte.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas