Liniker é motogirl trans na série Manhãs de Setembro da Amazon Prime Video

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

É uma pena que Vanusa não possa ter visto em vida sua música inspirar uma sensível série de televisão. Manhãs de Setembro leva título da canção mais emblemática da cantora que morreu no ano passado aos 73 anos, em um asilo de Santos. A série estreou nesta sexta (25) na Amazon Prime Video e é protagonizada pela atriz e cantora Liniker, que coloca na prática a atuação que aprendeu na Escola Livre de Teatro de Santo André antes da fama na música.

Criada por Miguel de Almeida, a série mostra o cotidiano da mulher trans Cassandra, papel de Liniker, que é fã de Vanusa, a quem escuta em LPs originais, e que trabalha como motogirl no centro de São Paulo, cidade na qual agora pode alugar seu próprio apartamento.

Além disso, a personagem tem um grande amor, Ivaldo, vivido por Thomas Aquino (o Pacote do filme Bacurau). Para movimentar a história, tudo muda em sua vida quando uma velha namorada de Cassandra, Leide, personagem de Karine Teles, surge com Gersinho, interpretado por Gustavo Coelho, menino que teria sido fruto de seu amor heterossexual do passado.

O Blog do Arcanjo mostra o trailer da série a seguir:

Minhocão e Uruguai

São Paulo é uma espécie de personagem secundária da trama, com cenários típicos como o Minhocão servindo de pano de fundo para a história. Apesar disso, a cidade abarcou apenas duas diárias das filmagens, sendo todo o restante da série produzida em Montevidéu, no Uruguai, por conta da pandemia. Foi de lá que Liniker soube da morte de Vanusa, no dia 8 de novembro de 2020, no meio de uma cena e ficou tomada pela emoção.

As atrizes Liniker e Clodd Dias em cena da série Manhãs de Setembro na Amazon Prime Video – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Atrizes T. no elenco

A série Manhãs de Setembro, dirigida por Luis Pinheiro, além da protagonista Liniker, traz também outras atrizes T. da comunidade LGBTQIA+: a também cantora trans Linn da Quebrada, reconhecida no mundo da música e que faz Pedrita, Clodd Dias, conhecida atriz trans dos palcos de São Paulo de peças como Luz Negra que dá vida a Roberta, Danna Lisboa, cantora e atriz travesti que interpreta Elis, e Divina Nubia, ícone do transformismo no Brasil, que vive a personagem Verônica.

Divina Nubia e Danna Lisboa estão no elenco de Manhãs de Setembro, série brasileira da Amazon Prime Video - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
Divina Nubia e Danna Lisboa estão no elenco de Manhãs de Setembro, série brasileira da Amazon Prime Video – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Ainda estão no elenco Gero Camilo (do filme Carandiru), Paulo Miklos (ex-Titãs) e Karine Teles (do filme Bacurau), e a criança Isabela Ordoñez. O roteiro é assinado por Josefina Trotta, Alice Marcone e Marcelo Montenegro. A produção é da O2 Filmes, por Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlink.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 26/06/2021

    […] Dias vive a melhor amiga de Cassandra, a protagonista de Liniker em Manhãs de Setembro, série que acaba de estrear na Amazon Prime Video. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *