Domingão sem Faustão: fim de uma era de 32 anos na Globo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O casamento durou 32 anos em que ambos foram muito felizes. O final foi abrupto e até mesmo deselegante para uma das partes, por ter se aproveitado do momento de fragilidade por doença da outra parte envolvida para encerrar a relação de vez. A partir deste 20 de junho de 2021 o Domingão na Globo é sem Faustão, passando para comando de Tiago Leifert, por questões “estratégicas”, segundo avisou a emissora carioca em comunicado.

O programa de Fausto Silva estreou na Rede Globo, no dia 26 de março de 1989 e permaneceu 32 anos no ar sob seu comando. Na categoria programa de auditório com o mesmo apresentador, o Domingão do Faustão só perde em longevidade no ar na TV aberta para o Programa Silvio Santos, no ar desde 1962 com Silvio Santos no comando do auditório mais feminino da televisão. Contudo, seu maior rival ao longo da história foi Gugu Liberato (1959-2019), com quem disputou por décadas o comando das tardes de domingo, na maioria das vezes levando a melhor.

O Domingão do Faustão fica marcado na história da TV brasileira pelo jeito irreverente e despachado do paulistano Fausto Silva, com seu forte sotaque marcado em bordões como “ô, louco meu”, pelas belas bailarinas e por ter impulsionado carreiras de nomes populares da música como Mamonas Assassinas, Negritude Jr., É o Tchan, Ivete Sangalo e Luan Santana, além de ter brigado com outros nomes famosos, como Tim Maia (1942-1998).

O Domingão do Faustão ainda fez quadros lendários como o Jogo da Velha, Vídeo Cassetadas, Arquivo Confidencial e, mais recentemente, Dança dos Famosos e Ding Dong. Agora, Tiago Leifert comanda os domingos da Globo até o fim do ano. A previsão é que em 2022 Luciano Huck assuma o horário.

Faustão se prepara para retornar à antiga casa, a Band, onde apresentou o Perdidos na Noite entre 1986 e 1988, sendo que antes o programa criado em 1984 na Gazeta passou também pela Record. Na Band, Faustão chegará com status de grande estrela, podendo criar com toda a liberdade seu novo programa na emissora do Morumbi. O Blog do Arcanjo deseja a Faustão todo o sucesso do mundo na nova fase.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo PodFoi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skank se despede Wicked volta a SP: conheça atores e personagens! Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos