Annelize Tozetto | Grande Sertão: Veredas
Por Annelize Tozetto
Especial para o Blog do Arcanjo
Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é uma obra profunda, imensa, avassaladora. Impossível ficar impassível diante do amor de Riobaldo e Diadorim. Talvez seja o sertão que todos nós carregamos que reverbera e toque nossa alma. E justamente por isso escolhi a peça, de mesmo nome, para estrear a minha coluna aqui no Blog do Arcanjo.
“Grande Sertão: Veredas”, com direção de Bia Lessa, esteve no Festival de Curitiba de 2018. Foi uma das primeiras – se não a primeira – a ver os ingressos esgotarem rapidamente naquele ano. O sucesso é facilmente explicável.
Além da história, tudo ali transmitia entrega profunda: a atuação dos atores e atrizes, a direção de Lessa, a cenografia, a luz, o figurino simples e certeiro, assim como as palavras de Riobaldo. Duas horas e 20 minutos que passaram num piscar de olhos.
As pessoas estavam imersas nessa já conhecida história – ainda mais se levarmos em consideração o fone de ouvido que (quase) todos usavam para acompanhar o espetáculo. Isso, inclusive, me permitiu fotografar pouco mais além do que costumo fotografar. Cada clique da história valeu o tempo o tempo que fiquei de pé o lugar entre o público e uma espécie de coxia – sem que atrapalhasse o vai e vem dos artistas.
Mas a vida, já diz Riobaldo, requer da gente coragem – inclusive pra editar. E, mesmo tentada a escolher mais, pra hoje, para essa abertura, escolhi apenas uma para um momento lindo entre tantos, com Luisa Arraes e Caio Blat, em um momento tão bonito e poético.
Em breve, nos vemos de novo por aqui. Quem sabe qual registro virá?
Annelize Tozetto é fotojornalista formada pela UEPG, especialista em Jornalismo Literário pela FAVI e pós-graduanda em Fotografia como Suporte para a Imaginação. Fotografa espetáculos teatrais desde 2010, quando passou a cobrir o Festival de Curitiba. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como assessora parlamentar da Deputada Isa Penna (PSOL-SP) na Alesp. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.
Siga @annelizetozetto
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.