Annelize Tozetto | Grande Sertão: Veredas

Luiza Arraes e Caio Blat em Grande Sertão: Veredas - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Luisa Arraes e Caio Blat em Grande Sertão: Veredas – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Por Annelize Tozetto
Especial para o Blog do Arcanjo

Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é uma obra profunda, imensa, avassaladora. Impossível ficar impassível diante do amor de Riobaldo e Diadorim. Talvez seja o sertão que todos nós carregamos que reverbera e toque nossa alma. E justamente por isso escolhi a peça, de mesmo nome, para estrear a minha coluna aqui no Blog do Arcanjo.

“Grande Sertão: Veredas”, com direção de Bia Lessa, esteve no Festival de Curitiba de 2018. Foi uma das primeiras – se não a primeira – a ver os ingressos esgotarem rapidamente naquele ano. O sucesso é facilmente explicável.

Além da história, tudo ali transmitia entrega profunda: a atuação dos atores e atrizes, a direção de Lessa, a cenografia, a luz, o figurino simples e certeiro, assim como as palavras de Riobaldo. Duas horas e 20 minutos que passaram num piscar de olhos.

As pessoas estavam imersas nessa já conhecida história – ainda mais se levarmos em consideração o fone de ouvido que (quase) todos usavam para acompanhar o espetáculo. Isso, inclusive, me permitiu fotografar pouco mais além do que costumo fotografar. Cada clique da história valeu o tempo o tempo que fiquei de pé o lugar entre o público e uma espécie de coxia – sem que atrapalhasse o vai e vem dos artistas.

Mas a vida, já diz Riobaldo, requer da gente coragem – inclusive pra editar. E, mesmo tentada a escolher mais, pra hoje, para essa abertura, escolhi apenas uma para um momento lindo entre tantos, com Luisa Arraes e Caio Blat, em um momento tão bonito e poético.

Em breve, nos vemos de novo por aqui. Quem sabe qual registro virá?

Annelize Tozetto é fotojornalista formada pela UEPG, especialista em Jornalismo Literário pela FAVI e pós-graduanda em Fotografia como Suporte para a Imaginação. Fotografa espetáculos teatrais desde 2010, quando passou a cobrir o Festival de Curitiba. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como assessora parlamentar da Deputada Isa Penna (PSOL-SP) na Alesp. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.
Siga @annelizetozetto

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg



Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas