Tina quase é cancelada por fazer humor com protestos do 29M | Rapidinhas

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Patrulha ideológica?

Parte da esquerda está com ódio da personagem Tina, criada pelas atrizes Isabela Mariotto e Julia Burnier e vencedora do Prêmio Arcanjo de Cultura na categoria Redes em 2020. Parece praticamente uma reedição da patrulha ideológica cunhada por Cacá Diegues nos anos 1970. Os novos desafetos quase pediram as cabeças das pobres coitadas atrizes, após elas ironizarem a gourmetização dos protestos contra o atual ignóbil mandatário da nação no último sábado. Só faltou sugerirem o envio das moças para um campo de trabalhos forçados na Sibéria. Ah, os detratores também odiaram que a personagem estreou programa em um grande portal entrevistando justamente Paulo Maluf e na sequência Luana Piovani, em vez de Guilherme Boulos ou Lula. Dizem que Tina está usando a fama alcançada com os santa ceciliers para dar palanque para a direita, igualzinho teria feito o CQC no passado com Bolsonaro. Mesmo assim, Tina segue rumo aos 200K no Instagram. Pobre menina rica…

Opinião

Sobre toda a polêmica de Tina e o humor satírico que a personagem fez sobre os protestos contra Bolsonaro, os comentários seguem. A escritora e fotógrafa Débora Nisenbaum aconselhou: “Quando o bolsominion tá rindo junto com você, é hora de botar a mão na consciência”.

Sonho meu

Assim que todos estiverem vacinados, Hilton Cobra tem só um sonho. Montar nova temporada em São Paulo de sua peça Traga-me a Cabeça de Lima Barreto. O vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura em 2020 na categoria Especial está em busca de uma pauta teatral. A peça é maravilhosa.

Novo lar

Maria Zilda Bethlem, que ganhou o Prêmio Arcanjo de Cultura 2020 em Redes por suas lives imperdíveis no Instagram, está de novo endereço. Deixou o Jardim Botânico rumo à Gávea. Ou seja, continua zona sul carioca. Ufa.

Quênia digital

Os Satyros chegam ao Quênia, na África, ao lado da importante companhia de teatro do país, a Bold Theatre KE, em uma parceria para montagem do espetáculo Novos Normais, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, dirigido por este último com atores quenianos. Um feito para o teatro brasileiro. Que chique.

De volta

Após um ano e três meses ausente por aqui por conta desta loucura da quarentena, Bob Sousa, o fotógrafo dos palcos, retoma sua prestigiada coluna O Retrato do Bob, que é publicada aqui no Blog do Arcanjo desde 2012. Será às segundas, quinzenalmente. Já tem gente se estapeando para ser fotografada. Calma.

Morre Ismael Ivo, grande bailarino e coreógrafo - Foto: Divulgação/Municipal - Blog do Arcanjo 2021

Sonho do bailarino

Ivam Cabral participou de artigo para a revista E do Sesc São Paulo no qual revelou a escola dos sonhos que Ismael Ivo pretendia criar: a SP Escola de Dança.”Seu projeto sonhado ao longo da vida inteira”, diz. Bela homenagem.

Crise na quarentena

A sempre excelente atriz Clarice Niskier marcou para 17 de junho no CCBB do Rio a estreia da peça Coração de Campanha, de sua autoria, com supervisão de Amir Haddad. Em cena, ela está ao lado de Isio Gheleman como um casal que estava prestes a se separar quando veio a pandemia. Só que aí tudo muda. O que eles vão decidir? Tem de ver pra saber.

Arte imita a vida?

Clarice Niskier se inspirou na própria vida para criar o espetáculo, já que ela viveu uma turbulência no relacionamento que tinha com a chegada da quarentena. A gente sabe como é.

Galã de cinema

O ator Fábio Penna anda feliz da vida. O motivo? Após fazer um grande personagem do filme vencedor de Gramado 30 Anos Blues, ele caba de estrear em novo longa: Velha Roupa Colorida, de Gabriel Alvim, cujo título é um empréstimo da música de Belchior eternizada por Elis Regina. Pode ser visto na plataforma Filme Filme, que só tem coisa boa no catálogo. Ficará disponível por três meses. Mas, deixe a avareza de lado e assine, que é baratinho. Custa menos que aquela cerveja que você não toma mais no bar. Combinado?

Sétima arte

Falando em cinema, a coluna descobriu que está em fase de gestação um novo festival cinematográfico na cidade de São Paulo. Mas não conta detalhes nem sob tortura. É que o colunista foi convidado para ser jurado e prometeu não abrir o bico. Mas sabe como é jornalista, né?

De olho no mecenas

Ana Beatriz Nogueira contou para a coluna que vai voltar com o seu Teatro Sem Bolso, mas que ele agora se chama Teatro Com Bolso. A mudança é para atrair algum patrocinador. Afinal, um mecenas vai bem para qualquer artista. O retorno está marcado para fim de junho, com Tudo Que eu Queria Te Dizer, texto de Martha Medeiros e direção de Victor Garcia Peralta, em versão pre-filmada com a própria atriz em cena. Ah, o Teatro Com Bolso também apresentará peças em transmissão ao vivo, inéditas e reestreias. Sempre diretamente da casa da atriz no Rio, devidamente equipada com palco, luz, som, câmeras e toda parafernália técnica necessária para as transmissões. Falta agora um rico ou rica abrir a mão e patrocinar. Quem se habilita?

A atriz Cléo De Páris - Foto: Bob Sousa - Blog do Arcanjo

Chega de drama

Cléo De Páris, a atriz, não quer mais saber de drama. Seu foco agora é a comédia, ao lado de seu mais novo companheiro de cena, o ator e comediante Patrick Menegazzo. Os dois gaúchos já são sucesso no Instagram. Danados.

Não estou pra ninguém

Marcia Dailyn, a diva do Satyros e da praça Roosevelt, ficou incomunicável esta semana. Não atendeu nem mesmo aos amigos mais íntimos. Eita.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 09/06/2021

    […] sobre o humor que a personagem fez nos protestos do #29M contra o presidente Jair Bolsonaro e que quase causou seu cancelamento nas redes por parte da esquerda. “Eu pesei a mão”, reconhece a personagem criada pelas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *