Prêmio África Brasil é entregue a 8 personalidades no Dia da África em SP

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O 15º Prêmio África Brasil – 2021 celebrou o Dia da África e homenageou personalidades em cerimônia digital no Cultura em Casa nesta terça, 25 de maio. Entre os premiados, está Miguel Arcanjo Prado, diretor do Blog do Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura e coordenador de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro. Em seu discurso de agradecimento, homenageou a memória de sua avó, Oneida Maria da Silva Oliveira, a Mãe Gigi, fundadora do primeiro afoxé de Minas Gerais, o Afoxé Ilê Odara, em Belo Horizonte, em 1980. “Eu sempre desfilei ao lado dela no Carnaval, dançando o meu ijexá, muito orgulhoso da minha herança africana, como minha avó me ensinou desde pequenino, e que eu busco seguir esse caminho de valorização da negritude no jornalismo que eu faço”, discursou.

Miguel Arcanjo vence 15º Prêmio África Brasil na categoria Jornalismo – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Valorização afrobrasileira

Promovido pelo Centro Cultural Africano (São Paulo), o Prêmio África Brasil entrega o Troféu Mama África a personalidades, entre artistas, empresários e autoridades governamentais, que se destacaram em 2020 com projetos, ações sociais e de políticas afirmativas, contribuindo para inclusão sociocultural e ambiental sustentável dos afrodescendentes. Foram oito premiados ao todo, entre eles Miguel Arcanjo Prado, diretor do Blog do Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura; a empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; e o governador de São Paulo, João Doria.

Kábíyèsí Ọba Adekunlé Aderonmu, diretor do Centro Cultural Africano, que promove o Prêmio África Brasil – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Centro Cultural Africano

O Centro Cultural Africano é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999, pelo nigeriano Otunba (rei) Adekunle Aderonmu, com a missão de fortalecer o intercâmbio entre o Brasil e a África. “Trabalhamos há 22 anos para manter a união entre nossos irmãos, com o objetivo de valorizar a solidariedade, a ética, a esperança, o talento, o respeito, além de manter vivas as tradições culturais africanas e afrodescendentes. É uma forma de contribuir, para o desenvolvimento do patrimônio oral, material e imaterial da humanidade, como dispõe a UNESCO”, declarou Aderonmu.

Entre as autoridades que discursaram estiveram o secretários de Relações Internacionais, Julio Serson; de Cultura e Economia Criativa, Sergio Sá Leitão; e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, do Estado de São Paulo. Também falaram a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, a jornalista e socióloga Rosangela de Paula, e o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, o primeiro órgão de combate ao racismo do Brasil, o economista Gil Marcos Clarindo dos Santos.

Claudia Alexandre apresentou o 15º Prêmio África Brasil – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo
A cantora Paula Lima cantou no 15º Prêmio África Brasil – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

O evento contou com apresentação da jornalista Claudia Alexandre. O Prêmio África Brasil aconteceu pela primeira vez no formato digital, direto do Teatro Sérgio Cardoso. Outro destaque da noite foi a apresentação musical da cantora Paula Lima, com trechos do show Soul Lee, realizado no Festival Cultura em Casa. A produção da noite foi assinada por Rosangela Ludovico.

Vencedores do 15ª Prêmio África Brasil – 2021

EQUIDADE RACIAL – Ivan Lima: Engenheiro, Gestor Público e Professor Universitário. Criador e Secretário Executivo do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico do Governo do Estado de São Paulo na gestão do governador João Doria. Com forte trajetória na defesa da importância da presença negra na gestão pública.

JORNALISMO – Miguel Arcanjo: Diretor do site Blog do Arcanjo. É idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura. Vencedor dos prêmios Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultura (ANCEC), Prêmio Leda Maria Martins e Troféu Inspiração do Amanhã (Categoria Crítico de Arte) e Prêmio Nelson Rodrigues, além de ter sido três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se.

AÇÃO AFIRMATIVA – Luiza Helena Trajano: CEO da rede de lojas de varejo Magazine Luiza; lidera o Grupo Mulheres do Brasil e implantou o primeiro programa da empresa de trainee só para candidatos e candidatas negras e negros, em 2020, com forte repercussão social, visando a maior inclusão de negros e negras entre os líderes da rede fundada por ela. É uma das principais mulheres empresárias do Brasil e da América Latina.

EMPREENDEDORISMO – Geraldo Rufino: Com uma história inspiradora o empreendedor, escritor e palestrante, é um ex-catador de latinhas da periferia de São Paulo, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos… A partir de então, sua obstinação rumo ao sucesso fez história e o transformou em exemplo de empreendedorismo. Hoje, é presidente da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de caminhões da América Latina.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS BRASIL – AFRICA – Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo: Foi embaixadora do Brasil junto à República de Côte d’Ivoire (2008-2012) e junto à Malásia (2012-2014). No ano de 2018, tornou-se chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais, cargo que atualmente ocupa, sempre com forte dedicação à temática negra e afrodescendente, buscando estreitar laços entre África e Brasil.

EDUCAÇÃO – Professora Adriana Vasconcellos: Com mestrado em Educação. Em 2018, concorreu ao cargo de Deputada Federal, alcançando uma votação expressiva, conquistando a suplência. Em 2020, novamente candidata à vereança de São Paulo, foi a candidata mais bem votada do partido. Atualmente encontra-se na Secretaria Municipal Relações Internacionais, como Chefe de Assessoria Técnica, e é um dos nomes de destaque na educação pública.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Mr. Isiaka A. Imam: Emabaixador da Nigéria no Brasil. É diplomata de carreira da Nigéria, no Serviço de Relações Exteriores da Nigéria. Também é membro do Instituto Licenciado de Gerenciamento de
Diplomacia Público da Nigéria (Chartered Institute of Public Diplomacy Management da Nigéria) e um dos grandes diplomatas do importante país africano.

GESTÃO PÚBLICA – Governador de São Paulo João Dória: Planejou e realizar a aspiração de trazer a vacina para imunizar o povo brasileiro contra o coronavírus e incluiu como prioridade, a vacinação das comunidades quilombolas do Estado de São Paulo; além de autorizar a criação do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico da População Negra em alusão ao 21 de Março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, proclamada pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Combate ao racismo

O Prêmio África Brasil, evento internacional criado e realizado pelo Centro Cultural Africano é integrante da comemoração da “Década Internacional dos afrodescendentes de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, que tem com objetivo aumentar a conscientização das sociedades no mundo quanto ao combate do preconceito, da intolerância, da xenofobia e do racismo – ONU/Dez.2014; e o Mês da Consciência Negra o Centro Cultural vem homenagear pessoas e instituições que atuem
no combate do preconceito, da intolerância, da xenofobia e do racismo.

O XV Prêmio África Brasil 2021 contou com a produção do Teatro Sergio Cardoso e apoio dos Consulados e Embaixadas de países Africanos no Brasil (República Federal da Nigéria (SP) e Consulados Nigéria, África do Sul, Egito, Namíbia, Angola, Togo e Senegal) e da União Africana. O apoio institucional é do Centro de Equidade Racial, do Amigos da Arte e das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Relações Institucionais e Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *