Miguel Arcanjo vence Prêmio África Brasil na categoria Jornalismo; veja lista dos ganhadores

Miguel Arcanjo vence o 15º Prêmio África Brasil na categoria Jornalismo – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Por Miguel Arcanjo Prado
@miguel.arcanjo

O jornalista Miguel Arcanjo Prado, diretor do Blog do Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura e coordenador de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro, venceu o 15º Prêmio África Brasil – 2021 na categoria Jornalismo, na noite desta terça (25), em cerimônia digital na plataforma Cultura em Casa direto do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Organizada pelo Centro Cultural Africano, sob direção do rei nigeriano Kábíyèsí Ọba Adekunlé Aderonmu, a premiação condecorou oito personalidades que contribuem para a valorização das relações entre África e Brasil e dos afrodescendentes. Em seu discurso de agradecimento, o jornalista homenageou a memória de sua avó, Oneida Maria da Silva Oliveira, a Mãe Gigi, fundadora do primeiro afoxé de Minas Gerais, o Afoxé Ilê Odara, em Belo Horizonte, em 1980. “Eu sempre desfilei ao lado dela no Carnaval, dançando o meu ijexá, muito orgulhoso da minha herança africana, como minha avó me ensinou desde pequenino, e que eu busco seguir esse caminho de valorização da negritude no jornalismo que eu faço”, discursou. A lista de oito personalidades premiadas com o Troféu Mama África traz os seguintes nomes: Ivan Lima, Miguel Arcanjo, Luiza Helena Trajano, Geraldo Rufino, Maria Auxiliadora Figueiredo, Adriana Vasconcellos, Isiaka Imam e João Doria. A noite teve apresentação da jornalista Cláudia Alexandre, produção de Rosangela Ludovico e show da cantora Paula Lima.

Vencedores do 15ª Prêmio África Brasil – 2021

EQUIDADE RACIAL – Ivan Lima: Engenheiro, Gestor Público e Professor Universitário. Criador e Secretário Executivo do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico do Governo do Estado de São Paulo na gestão do governador João Doria. Com forte trajetória na defesa da presença negra na gestão pública.

JORNALISMO – Miguel Arcanjo: Diretor do site Blog do Arcanjo. É idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura. Vencedor dos prêmios Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultura (ANCEC), Prêmio Leda Maria Martins e Troféu Inspiração do Amanhã (Categoria Crítico de Arte) e Prêmio Nelson Rodrigues, além de ter sido três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

AÇÃO AFIRMATIVA – Luiza Helena Trajano: CEO da rede de lojas de varejo Magazine Luiza; lidera o Grupo Mulheres do Brasil e implantou o primeiro programa da empresa de trainee só para candidatos e candidatas negras e negros, em 2020, com forte repercussão social, visando a maior inclusão de negros e negras entre os líderes da rede fundada por ela. É uma das principais mulheres empresárias do Brasil e da América Latina.

EMPREENDEDORISMO – Geraldo Rufino: Com uma história inspiradora o empreendedor, escritor e palestrante, é um ex-catador de latinhas da periferia de São Paulo, fazendo suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos… A partir de então, sua obstinação rumo ao sucesso fez história e o transformou em exemplo de empreendedorismo. Hoje, é presidente da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de caminhões da América Latina.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS BRASIL – AFRICA – Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo: Foi embaixadora do Brasil junto à República de Côte d’Ivoire (2008-2012) e junto à Malásia (2012-2014). No ano de 2018, tornou-se chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais, cargo que atualmente ocupa, sempre com forte dedicação à temática negra e afrodescendente, buscando estreitar laços entre África e Brasil.

EDUCAÇÃO – Professora Adriana Vasconcellos: Com mestrado em Educação. Em 2018, concorreu ao cargo de Deputada Federal, alcançando uma votação expressiva, conquistando a suplência. Em 2020, novamente candidata à vereança de São Paulo, foi a candidata mais bem votada do partido. Atualmente encontra-se na Secretaria Municipal Relações Internacionais, como Chefe de Assessoria Técnica, e é um dos nomes de destaque na educação pública.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Mr. Isiaka A. Imam: Emabaixador da Nigéria no Brasil. É diplomata de carreira da Nigéria, no Serviço de Relações Exteriores da Nigéria. Também é membro do Instituto Licenciado de Gerenciamento de
Diplomacia Público da Nigéria (Chartered Institute of Public Diplomacy Management da Nigéria) e um dos grandes diplomatas do importante país africano.

GESTÃO PÚBLICA – Governador de São Paulo João Dória: Planejou e realizar a aspiração de trazer a vacina para imunizar o povo brasileiro contra o coronavírus e incluiu como prioridade, a vacinação das comunidades quilombolas do Estado de São Paulo; além de autorizar a criação do Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Regional e Socioeconômico da População Negra em alusão ao 21 de Março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, proclamada pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Kábíyèsí Ọba Adekunlé Aderonmu, diretor do Centro Cultural Africano, que promove o Prêmio África Brasil – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Combate ao racismo

O Prêmio África Brasil, evento internacional criado e realizado pelo Centro Cultural Africano, é integrante da comemoração da “Década Internacional dos afrodescendentes de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, que tem com objetivo aumentar a conscientização das sociedades no mundo quanto ao combate do preconceito, da intolerância, da xenofobia e do racismo – ONU/Dez.2014; e o Mês da Consciência Negra o Centro Cultural vem homenagear pessoas e instituições que atuem
no combate do preconceito, da intolerância, da xenofobia e do racismo.

O XV Prêmio África Brasil 2021 contou com a produção do Teatro Sergio Cardoso e apoio dos Consulados e Embaixadas de países Africanos no Brasil (República Federal da Nigéria (SP) e Consulados Nigéria, África do Sul, Egito, Namíbia, Angola, Togo e Senegal) e da União Africana. O apoio institucional é do Centro de Equidade Racial, do Amigos da Arte e das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Relações Institucionais e Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordenada a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *