Herbert Vianna do Paralamas completa 60 anos como grande ídolo do rock no Brasil

Herbert Vianna completa 60 anos - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Herbert Vianna completa 60 anos – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Cantor, compositor, vocalista e guitarrista da banda Os Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna comemorou seus 60 anos nesta terça-feira, 4 de maio. Com letras nas quais se misturam o amor e também a crítica social, ele é um dos grandes ídolos do rock brasileiro e também um de seus nomes mais conhecidos internacionalmente.

O Blog do Arcanjo lembra que os Paralamas fizeram trajetória de sucesso na Argentina, onde são ídolos e já fizeram parcerias com astros como Fito Paez e Charly Garcia. Para quem quiser conhecer melhor a trajetória da banda basta assistir o documentário Os Quatro Paralamas na Netflix.

Herbert Vianna com Fito Paez: carreira consolidada na Argentina - Foto: Divulgação/Paralamas - Blog do Arcanjo 2021
Herbert Vianna com Fito Paez: carreira consolidada na Argentina – Foto: Divulgação/Paralamas – Blog do Arcanjo 2021
Os Paralamas do Sucesso com o roqueiro argentino Charly Garcia: parceria em discos - Foto: Frederico Mendes/Paralamas do Sucesso/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Os Paralamas do Sucesso com o roqueiro argentino Charly Garcia: parceria em discos – Foto: Frederico Mendes/Paralamas do Sucesso/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Verdadeira fábrica de hits, seu sucesso mais gravado é Meu Erro, canção lançada no ano de 1984, no disco da banda O Passo do Lui. Essa foi a música mais gravada por outros intérpretes e a mais tocada nos últimos cinco anos, de acordo com um levantamento produzido pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) sobre as obras musicais de Herbert Vianna.  

O estudo também aponta que, no top 5 das músicas de autoria de Herbert Vianna mais gravadas por outros artistas, também estão Nada por mim, Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, Me Liga e Alagados.

Hebert Vianna na comemoração dos 30 anos do Paralamas - Foto: Divulgação/Paralamas do Sucesso - Blog do Arcanjo 2021
Hebert Vianna na comemoração dos 30 anos do Paralamas – Foto: Divulgação/Paralamas do Sucesso – Blog do Arcanjo 2021

Outra curiosidade é saber quem foi o intérprete que mais gravou as suas músicas: a banda Biquíni Cavadão, que tem o cantor como padrinho artístico e principal incentivador. 

Herbert Vianna nasceu em João Pessoa, na Paraíba, em 1961, mas foi criado em Brasília, para onde seu pai, militar, foi transferido. Foi na capital federal que formou a banda Paralamas do Sucesso, ao lado de Bi Ribeiro e João Barone. Até agora, ele tem um total de  244 músicas e 662 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.

O artista foi casado com a inglesa Lucy Needham, com quem teve os filhos Luca, Hope Izabel e Phoebe Rita. Ela morreu em 2001, em um acidente aéreo no monomotor pilotado pelo músico, que ficou paraplégico após o acidente na praia de Mangaratiba, no Rio de Janeiro.

Desde então, o músico deu exemplo de resiliência e de coragem ao superar os limites impostos pela nova condição e seguir de forma louvável sua carreira na música ao lado dos companheiros Bi e João.

Nos últimos cinco anos, a maior parte dos seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas foi proveniente dos segmentos de Rádio, Show, Música ao vivo e TVs, que correspondem a mais de 80% do que foi destinado a ele. 

Veja a seguir o ranking de músicas de autoria de Herbert Vianna mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo):  

PosiçãoMúsicaAutores
1Meu erroHerbert Vianna
2Lanterna dos afogadosHerbert Vianna
3Uma brasileiraHerbert Vianna / Carlinhos Brown
4Aonde quer que eu váPaulo Sérgio Valle / Herbert Vianna
5A novidadeHerbert Vianna / João Barone / Gilberto Gil / Bi Ribeiro
6AlagadosHerbert Vianna / João Barone / Bi Ribeiro
7CaleidoscópioHerbert Vianna
8Nada por mimHerbert Vianna / Paula Toller
9ÓculosHerbert Vianna
10Se eu não te amasse tanto assimPaulo Sérgio Valle / Herbert Vianna
11Tendo a luaTete Tillett / Herbert Vianna
12Romance idealMartim Cardoso / Herbert Vianna
13La bella lunaHerbert Vianna
14Cuide bem do seu amorHerbert Vianna
15Lourinha bombrilBahiano / Herbert Vianna / Diego Jose Blanco
16SkaHerbert Vianna
17Me ligaHerbert Vianna
18Vital e sua motoHerbert Vianna
19Porque não euPaula Toller / Herbert Vianna / Leoni
20Saber amarHerbert Vianna

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *