Festival Divinas Brasileiras celebra Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Elizeth Cardoso

Fabiana Cozza é destaque no Festival Divinas Brasileiras - Foto: José de Holanda/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Fabiana Cozza é destaque no Festival Divinas Brasileiras – Foto: José de Holanda/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Por Miguel Arcanjo Prado
@miguel.arcanjo

Vem aí o Festival Divinas Brasileiras, com grandes cantoras no YouTube. Em foco estão três grandes mulheres da música à frente do seu tempo: Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran e Elizeth Cardoso, definidas pela curadoria como “pretas potências que diversas vezes tiveram suas origens apagadas ou minimizadas em suas biografias, relatos e encenações póstumas”.

Com programação em 16, 23 e 30 de maio, sempre às 17h, o festival é no formato documentário e reúne cantoras, instrumentistas, pesquisadores e historiadores em um mergulho pelo panorama da vida, obra e época em que viveram as homenageadas, interpretações e releituras de seus clássicos, além de depoimentos afetivos.

Idealizado pelo Instituto Mpumalanga, o evento traz nomes potentes da música. Conta com curadoria das cantoras e compositoras Luciana Oliveira e Renata Jambeiro,  entrevistas e roteiros dos documentários assinados pela jornalista e radialista Patrícia Palumbo, produção geral de Graziela Cabral,coordenação de Marta Nogueira, produção executiva de Vivian Schaeffer e direção geral da jornalista Adriana Saldanha.

Divinas Brasileiras traz interpretações nas vozes de Fabiana Cozza, Nilze Carvalho, Leila Pinheiro, Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Luciana Oliveira, Renata Jambeiro e Choronas. A direção musical é do baixista e arranjador Marcos Paiva, com banda base formada por Bruno Tessele (bateria e percussão), Daniel Grajew (piano e sanfona), Douglas Alonso (bateria e percussão), Phellyppe Sabo (sopro) e o próprio Marcos no baixo elétrico e acústico. 

Somando nessas narrativas, depoimentos afetivos de Izzy Gordon, Maíra Freitas, Zé Manoel, Nina Becker, Izabella Bicalho, Luísa Mitre e Hércules Gomes, além da contextualização histórica entregue por Carô Murgel, Rodrigo Faour, Cacá Machado e Lucas Nobile. 

Adriana Saldanha, diretora do Instituto Mpumalanga e gestora da  Casa Brasileira, afirma que “realizar um festival online para  homenagear divas  da nossa música e situar essas intérpretes dentro  da história da canção brasileira”. O evento tem apoio do Proac Expresso Lab promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal através da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

SERVIÇO
Programação online do 1º Festival Divinas Brasileiras 
Dia 13 de maio, quinta-feira, live de lançamento, às 19h | Transmissão no Instagram do Instituto Mpumalanga
Dia 16 de maio, domingo, às 17h 
Homenageada: Chiquinha Gonzaga 
Participações: Nilze Carvalho, Choronas, Hércules Gomes, Maíra Freitas, Luísa Mitre, Cacá Machado e Carô Murgel
Dia 23 de maio, domingo, às 17h 
Homenageada: Dolores Duran
Participações: Fabiana Cozza, Renata Jambeiro, Leila Pinheiro, Izzy Gordon, Denise Duran, Nina Becker e Rodrigo Faour
Dia 30 de maio, domingo, às 17h 
Homenageada: Elizeth Cardoso 
Participações: Ná Ozzetti, Luciana Oliveira, Zélia Duncan, Izabella Bicalho, Zé Manoel e Lucas Nobile
Transmissões no canal do YouTube Instituto Mpumalanga 
Mais informações, acesse: https://www.mpumalanga.com.br

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordenada a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *