Jornal Hoje faz 50 anos: lembre quem já apresentou o noticiário da Globo

Jornal Hoje 50 anos: Sandra Annenberg, Maju Coutinho e Leda Nagle integram time de apresentadores do noticiário vespertino da Globo - Fotos: Divulgação Globo - Blog do Arcanjo 2021
Jornal Hoje 50 anos: Sandra Annenberg, Maju Coutinho e Leda Nagle integram time de apresentadores do noticiário vespertino da Globo – Fotos: Divulgação Globo – Blog do Arcanjo 2021

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Com ele, a tarde na Globo começa com muita informação e também um pouco de leveza, com seu jornalismo diário com pitadas de revista eletrônica. O Jornal Hoje completa 50 anos no próximo 21 de abril. Mas, a comemoração já começou.

O Blog do Arcanjo lembra que o noticiário que há meio século marca o começo da programação da tarde na TV Globo marcou a carreira de muitos nomes do jornalismo brasileiro. Leda Nagle, Sandra Annenberg, Fátima Bernardes, Pedro Bial, Renata Vasconcellos e William Bonner são alguns dos que já exerceram a função que hoje cabe a Maria Julia Coutinho.

Ex-apresentadores

“Era o telejornal a que eu assistia quando chegava da escola. Onde conheci minhas primeiras referências de repórteres, como a Sandra Passarinho. Foi também nesse telejornal que virei editora-chefe. Passei um ano no comando do JH. Foi um ano intenso, com o acidente com o Fokker 100 da TAM e os Jogos Olímpicos de Atlanta. A equipe tem que ser muito ágil na preparação das reportagens” conta Fátima, hoje apresentadora do Encontro com Fátima Bernardes.

Pedro Bial apareceu no vídeo pela primeira vez fazendo entrevistas de sábado para o Jornal Hoje. “O Jornal Hoje resgatou, e tem até hoje, esse papel do jornal vespertino, uma tradição que se mantem e se renova na televisão. Além da excelente cobertura diária, sempre que uma grande notícia acontece no início do dia, sintonizamos no Jornal Hoje para acompanhar uma cobertura marcada pela excelência dos fatos. O Jornal Hoje tem um significado extraordinário para mim. Foi onde me formei no jornalismo diário e onde tive a felicidade e conhecer e dividir a redação com grandes nomes como Rubem Braga e Paulo Francis”, conta o hoje apresentador do Conversa com Bial.

Apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos tem orgulho de lembrar que sua primeira reportagem na TV Globo, sobre uma exposição de moda, foi exibida no Jornal Hoje. “O JH faz parte da nossa memória afetiva, fazendo companhia naquela hora sagrada do almoço, da pausa no meio do dia, para recomeçar a jornada com as energias renovadas. As histórias de vida, do cotidiano, os fatos da hora e a presença marcante do âncora, sempre muito próximo da gente”, destaca Renata.

William Bonner destaca que foi no Jornal Hoje que teve a oportunidade de viver a notícia no momento em que ela estava acontecendo, como espectador e como jornalista. “Como telespectador, desde criança acompanhei o noticiário no JH. Depois, como jornalista, tive a oportunidade de fazer parte dessa equipe durante três anos. E seja como telespectador ou como jornalista, eu vivi a notícia no momento em que ela estava acontecendo. O apelido de ‘jornal gerúndio’, dado por um colega nosso, define bem o JH. No mesmo momento em que os acontecimentos estão transcorrendo, eles estão no ar na nossa casa”, diz o apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional.

Para marcar os 50 anos, a Globo preparou uma página especial no G1 e também atualizou página do Jornal Hoje no Memória Globo.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão