Festival Paulista de Teatro Musical reúne ícones e 17 atrações grátis no digital

Marllos Silva e Miguel Falabella estão no Festival Paulista de Teatro Musical (FPTM) - Foto: Caio Gallucci/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Marllos Silva e Miguel Falabella estão no Festival Paulista de Teatro Musical (FPTM), grátis e online de 22 a 30 de abril – Foto: Caio Gallucci/Mauricio Nahas/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Realizado por profissionais tarimbados e que ajudaram a construir a força do teatro musical no Brasil, o Festival Paulista de Teatro Musical (FPTM) tem sua primeira edição de 22 a 30 de abril.

Lançado no formato digital, em função da Covid-19, a atração exibe 7 espetáculos, 4 leituras dramáticas e 6 palestras educativas, que poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo público do mundo inteiro no YouTube do Prêmio Bibi Ferreira.

O evento afirma ter a missão de “movimentar o cenário cultural, enaltecer o trabalho de criativos e artistas do teatro musical brasileiro e valorizar projetos originais do gênero”, coisa rara no setor. Por isso, merece nossos aplausos.

Criado pela produtora cultural Marcenaria de Cultura, o festival que conquistou visibilidade nacional e recebeu dezenas de projetos vindos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

Os inscritos contaram com o olhar atento da curadoria especializada, representada pelo idealizador e produtor Marllos Silva, responsável também pelo Prêmio Bibi Ferreira, um dos mais importantes do país, além do diretor e pesquisador de teatro musical Jamil Dias, e dos jornalistas culturais Miguel Arcanjo Prado e Ubiratan Brasil, e ainda o maestro e diretor musical Daniel Rocha.

“O FPTM foi gestado durante três anos para ser uma vitrine para novos projetos. Fiquei feliz e surpreso com a quantidade de projetos que recebemos, foram mais de 40 inscritos o que nos levou a aumentar o número de contemplados”, conta Marllos.

Material robusto

Com inscrições validadas através do envio de material audiovisual e/ou texto dramatúrgico e músicas, cada curador foi responsável por acompanhar mais de 2250 minutos de vídeo e ler mais de 2500 páginas para que pudessem eleger os selecionados da programação, que reunirá quase 30 horas de entretenimento e informação para quem deseja ir ao teatro sem sair de casa e saber mais sobre o universo dos musicais e suas diferentes áreas.

“A escolha se deu de forma muito carinhosa por parte da curadoria, que tentou traçar um panorama mais amplo da produção de teatro musical do país, tendo companhias mais experientes e mais novas. A série de leituras cria oportunidades para projetos em desenvolvimento experimentarem caminhos, uma parte importante na concepção de espetáculos e que infelizmente no país não temos conseguido fazer”, reflete o idealizador.

Marllos Silva, idealizador do Festival Paulista de Teatro Musical e do Prêmio Bibi Ferreira: um dos grandes nomes que coloca os musicais em lugar de prestígio - Foto: Caio Gallucci/Divulgação - Blog do Arcanjo 2021
Marllos Silva, idealizador do Festival Paulista de Teatro Musical e do Prêmio Bibi Ferreira: um dos grandes nomes que coloca os musicais em lugar de prestígio – Foto: Caio Gallucci/Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

Incentivo à criação

Tendo como intuito principal enaltecer trabalhos em teatro musical que tenham criação 100% original – texto, letra e música -, o festival abres suas cortinas para uma programação abrilhantada por grandes talentos dos palcos, produções nunca realizadas ou que já tiveram sua estreia com plateias presenciais ou virtuais, oferecendo ao público a oportunidade de ver ou rever um espetáculo nacional e de criar expectativas sobre histórias que ainda vão sair do papel.

“Ter a honra de contar com grandes profissionais do teatro musical dividindo o seu conhecimento no ciclo de palestras é sem dúvida um momento especial e que espero que possa ajudar a construir novos caminhos para a construção da dramaturgia para teatro musical no país”, celebra Marllos.

“É extremamente importante ressaltar a força da Lei Aldir Blanc na realização do festival e no suporte a cultura do país neste momento. Se ela não existisse os profissionais estariam abandonados. Fomos um dos segmentos mais atingidos pela pandemia, e tivemos nossas atividades totalmente paralisadas. Na realização do festival procuramos distribuir os valores para o maior número de profissionais, o festival envolve mais de 150 profissionais de diversas áreas”, finaliza o produtor e diretor.

Programação

Palestar de Miguel Falabella abre o Festival Paulista de Teatro Musical (FTPM) – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo 2021

O Blog do Arcanjo mostra a agenda de apresentações para você se programar!

22/04
20h Abertura do Festival | Palestra com Miguel Falabella

23/04
20h Musical: O Mágico Di Ó – Um Clássico em forma de Cordel

24/04
16h Palestra com Ricardo Tiezzi | Tema: Princípios de estrutura dramatúrgica.
18h Leitura: Brickfield, o Musical
20h Musical: Diálogos

25/04
16h Palestra com Jamil Dias | Tema: Conceituação e Caminhos do Musical
18h Leitura: Lonza
20h Musical: Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo!

26/04
18h Leitura: O Último Samba
20h Musical Convidado: Ponto de Bala

27/04
16h Palestra com Fernanda Maia | Tema: O uso da canção na narrativa do Teatro Musical
18h Leitura: Dom Casmurro – O Musical
20h Musical: A Ópera dos Três Porcos

28/04
16h Palestra com Carlos Bauzys | Tema: Piano condutor, Arranjo Vocal e Orquestração
20h Musical: Amor Barato – O Romeu e Julieta dos Esgotos

29/04
20h Musical: Azáfama: Substantivo feminino

30/04
20h Encerramento do Festival | Palestra com Charles Möeller

Conheça o canal Prêmio Bibi Ferreira

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *