Olodum faz live com Ilê Aiyê e Margareth Menezes na Terça de Carnaval

Por Miguel Arcanjo Prado

Um dos mais importantes grupos percussivos do mundo, o Olodum faz live nesta terça-feira de Carnaval a partir das 19h, celebrando seus 41 anos de história.

O bloco afro convidou seu bloco antecessor, o Ilê Aiyê, de quem o Olodum é filho, para fazer participação especial, além da cantora Margareth Menezes, que eternizou o hit Faraó no Carnaval de Salvador de 1987, fazendo do grupo um indiscutível sucesso nacional.

Depois, foi só história. O Olodum lotou o Central Park em Nova York ao lado de Paul Simon, com mais de 750 mil nova-iorquinos aplaudindo e dançando o ritmo baiano do samba-reggae em 1991.

Show de Paul Simon com Olodum que lotou Central Park rendeu disco ao vivo ao músico norte-americano – Foto: Divulgação – blogdoarcanjo.com

Na mesma época, Jimmy Cliff foi a Salvador gravar com o grupo seu hit Samba-Reggae, tendo como base o ritmo criado no Pelourinho por Neguinho do Samba.

Michael Jackson e Bira Jackson na gravação do clipe com Olodum no Pelourinho em 1996 – Foto: Divulgação/Olodum – blogdoarcanjo.com

Em 1994, foi a vez do Rei do Pop, Michael Jackson, desembarcar em Salvador para gravar com o Olodum, que foi a grande estrela do clipe They Don’t Care About Us, com direção de Spike Lee nas ladeiras históricas do Pelourinho.

Olodum arrasta multidão no Carnaval de Salvador de 2015 – Foto: Magali Moraes/Divulgação – blogdoarcanjo.com

Mesmo com toda essa história, a live do Olodum quase não aconteceu por falta de patrocínio. O grupo chegou a cancelar a apresentação, mas de última hora conseguiu apoio do Big Bom Preço e da rede Farm, além da cervejaria Bohemia Puro Malte. Ainda bem.

Siga @miguel.arcanjo!

Ouça o Podcast do Arcanjo!

+ Artistas, Cultura e Entretenimento

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, colunista do Notícias da TV e faz o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *