Novos talentos movimentam Mostra Teatral SP 10 Anos grátis e digital

Por Miguel Arcanjo Prado

Que tal conhecer os novos talentos dos palcos? A partir desta terça (17) e até 28 de novembro você tem a chance de conhecer de graça e em sua casa os mais novos artistas do teatro brasileiro na Mostra Teatral SP 10 Anos. É uma farta programação com grupos e artistas egressos da SP Escola de Teatro com sessões na SP Escola de Teatro Digital na Sympla, onde os ingressos estão disponíveis para serem retirados.

Conheça as peças da Mostra Teatral SP 10 Anos

Referência internacional em formação profissional para o mercado de artes cênicas, a SP Escola de Teatro celebra, neste mês, 10 anos de existência.

E com resultados robustos: 3.495 estudantes atendidos, 1.433 artistas convidados, 146.156 horas/aula nos cursos regulares e um modelo de gestão copiado em equipamentos públicos de países como a Finlândia.

Os números reforçam a solidez da trajetória da escola, que se tornou um dos símbolos culturais da cidade de São Paulo.

Para celebrar esse marco, a Mostra Teatral SP 10 Anos será realizada de 17 a 28 de novembro, com um novo espetáculo todo dia, gratuito e online. As reservas são gratuitas e  podem ser feitas via Sympla.

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Foto: Bob Sousa – Blog do @miguel.arcanjo

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, ressalta a importância do evento e do encontro entre teatro e internet para persistir no fazer teatral.

“É fundamental essa mostra porque revela a vida que veio em função dos nossos trabalhos, evidencia a luta dos coletivos, a resistência por se manter trabalhando. Todos eles mantiveram a alegria e o encanto pelo teatro. Atualmente, vivemos em um mundo complicado com a pandemia e tivemos que responder com ações para continuar o processo de formação, para manter o teatro vivo. A tecnologia foi uma saída para continuar fazendo arte de maneira heroica”, afirma.

Neste leque de multiplicidade cultural, o público vai poder conferir espetáculos que se inspiram na diversidade, tocando da temática negra à linguagem circense.

Elen Londero

“A SP Escola de Teatro tem um papel importante na formação de grupos, e a mostra tem tanto coletivos que nasceram aqui quanto integrantes que se formaram na escola e constituíram suas companhias”, afirma Elen Londero, responsável por Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

“A programação procurou representar todas as turmas de cada ano de vida da instituição, evidenciar as diversas linguagens e temas que esses profissionais pesquisam. A experiência digital reforça a formação de público ampliando a interação e alcance para além da cidade de São Paulo”, afirma Londero.

Daniel Veiga faz direção, dramaturgia e sonoplastia para A Estrangeira, uma das atrações da mostra. O profissional tem uma carreira artística bem atrelada à SP Escola de Teatro, lugar onde se formou, e é um dos artistas que fazem parte do corpo docente desde 2019.

Dani Veiga

“Venho de uma família humilde, onde a cultura não tinha muito espaço. Creio que senti que tinha uma vocação para a arte, mesmo em um emprego corporativo, ela estava em minha vida”, diz.

“Em 2014, na SP Escola de Teatro pude, de fato, ter um contato profissional com o teatro e a dramaturgia. É um centro de formação das diversas artes do palco, não fica restrita somente na atuação, forma artistas com artistas, mistura toda essas experiências, capacita de uma maneira impossível de quantificar na cena cultural”, enfatiza Veiga.

Consciência Negra é destaque

A Mostra Teatral SP 10 Anos é realizada na semana do dia da Consciência Negra (20 de novembro), e não faltam representantes como opção. A Gargarejo Cia Teatral traz um outro olhar sobre a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e coloca como protagonista Bertoleza: mulher, negra e escravizada, na quarta-feira, 18 de novembro, às 20h.

“A SP Escola de Teatro é um dos principais expoentes da minha formação em decorrência de sua estrutura e experimentação prática que engloba todas as áreas teatrais. Mais de 70% da Gargarejo Cia Teatral passou ou está passando pela escola, nas funções dentro e fora do palco. É imprescindível a mostra, pois traz vários talentos que estão ligados à ‘SP’. Bertoleza é mais uma história do povo negro que precisa ser contada para a nossa sociedade, em quanto mais lugares ela estiver, é melhor”, conta o diretor Anderson Claudir.

O Clã do Jabuti encena Eleguá, Menino e Malandrona sexta-feira, 20 de novembro, às 20h. A pesquisa consolidou-se a partir de uma pesquisa sobre a figura de Exu, segundo o olhar da mitologia afro-cubana.

Programação – Mostra Teatral SP 10 Anos

*Grupo Pandora de Teatro (Comum, terça-feira, 17 de novembro, às 20h);

*Gargarejo Cia Teatral (Espetáculo: Bertoleza, quarta-feira, 18 de novembro, às 20h);

*Coletivo C.A.S.A (Espetáculo: Na Cama, quinta-feira, 19 de novembro, às 20h);

*Clã do Jabuti (Espetáculo: Eleguá, Menino e Malandro, sexta-feira, 20 de novembro, às 20h);

*Cia Teatro da Investigação (Espetáculo: A Casa De Farinha Do Gonzagão, sábado, 21 de novembro às 20h);

*Coletivo Caracóis (Espetáculo: Elas), no domingo, 22 de novembro, às 19h;

*Zózima Trupe (Espetáculo: O Silêncio das Coisas Quietas, segunda-feira, 23 de novembro, às 20h); 

*Estopô Balaio (Espetáculo: Ex-Nordestines – Abertura De Processo, terça-feira, 24 de novembro, às 20h);

* Cia do Caminho Velho (Espetáculo: Tradução Bonita, quarta-feira, 25 de novembro, às 20h);

*Núcleo Absurda Confraria (Circo De Bolso, quinta-feira, 26 de novembro, às 20h);

*Trupe Ânima (Espetáculo: Ânima, sexta-feira, 27 de novembro, às 20h);

*Daniel Veiga (Espetáculo: A Estrangeira, sábado, 28 de novembro, às 20h).

SERVIÇO
MOSTRA TEATRAL SP 10 ANOS
(Celebração pública dos 10 anos da SP Escola de Teatro)
QUANDO: De 17 a 28 de novembro.
QUANTO: Grátis
ONDE: SP Escola de Teatro Digital na Sympla

Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito três vezes pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, vive em São Paulo desde 2007. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Folha, Contigo, Editora Abril, Gazeta, Band, Rede TV e UOL, entre outros. Desde 2012, faz o Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. Em 2020, passou a ser Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e começou o Podcast do Arcanjo em parceria com a OLA Podcasts. Foto: Bob Sousa.

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 17/11/2020

    […] Miguel Arcanjo Prado Doze espetáculos que apresentam novos talentos do teatro paulistano estão na Mostra Teatral SP 10 Anos, que celebra uma década de vida da SP Escola de Teatro, com artistas que passaram pela […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *