Memorial lança Festival Canta SP que premiará vencedores com clipe

Por Miguel Arcanjo Prado

Quem canta seus males espanta. Casa de importantes festivais de música como o Soy Latino, Coala e Nômade, o Memorial da América Latina lança nesta sexta, 2 de outubro, o Festival Canta SP.

O evento pretende descobrir e apresentar novos talentos da música e vai premiar os vencedores no voto do júri e no voto do público com a gravação de um videoclipe profissional. As inscrições gratuitas podem ser feitas de 2 a 30 de outubro no site do Memorial.

Estão no júri Zuza Homem de Mello, Sérgio Britto, Paula Lima e Felipe Machado. A ação tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e faz parte da retomada das atividades culturais no Estado.

Serão selecionadas pela comissão julgadora 12 canções, que serão exibidas no canal do YouTube do Memorial, com a hashtag #CANTASP, de 20 de novembro a 11 de dezembro, período em que estará aberta a votação popular. A contagem de votos será feita a partir da somatória de curtidas nos vídeos finalistas.

O candidato que obtiver o maior número de pontos na votação será o vencedor desta etapa. Seguindo o mesmo critério de pontuação, o artista que obtiver o maior número de pontos na somatória dos jurados, será o outro vencedor. No dia 12 de dezembro serão anunciados os dois artistas vencedores, que irão ganhar a gravação de um clipe profissional no Auditório Simón Bolívar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 2 e 30 de outubro, por meio de formulário online, que será disponibilizado no site do Memorial. Cada participante poderá inscrever apenas uma música inédita, com a  letra em português e/ou espanhol. Todos os gêneros musicais serão contemplados.

Só poderão concorrer artistas residentes no Estado de São Paulo. O projeto é uma parceria entre o Memorial da América Latina, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Revista IstoÉ e Metrô.

Sobre os jurados

Zuza Homem de Mello
É produtor musical, musicólogo e jornalista, com mais de seis décadas dedicadas à pesquisas de música popular e jazz. Assinou colunas de Jazz para o jornal Folha da Noite e Folha da Manhã e é autor do livro A era dos festivais”. Passou pela TV Record, Rádio Jovem Pan e TV Cultura e foi curador do elenco do Free Jazz Festival, desde sua primeira edição, em 1985, e do Tim Festival. Desde 2018, é membro da Academia Paulista de Letras.

Sérgio Britto
É tecladista, pianista, vocalista e integrante da banda Titãs. Em 2000, iniciou sua carreira solo. Ganhou os prêmios Grammy Latino de 2009 e 3º prêmio Contigo, com a música Purabossanova, em parceria com Rita Lee.

Paula Lima
Além de cantora e compositora de samba, soul, funk e MPB, Paula Lima também é mestre de cerimônia, colunista do Carnaval de São Paulo, já realizou parcerias internacionais, recebeu duas indicações ao Prêmio Tim de Música e ao Prêmio Toddy com o melhor álbum de MPB. Também foi premiada com o Troféu Raça Negra e o Prêmio APCA, por melhor programa musical de rádio. Já lançou mais de cinco álbuns.

Felipe Machado
É Editor de Cultura da revista Istoé e guitarrista da banda VIPER. Jornalista, músico, publicitário e escritor, é autor dos livros Palavra de Homem (2019) e Um Lugar Chamado Aqui (2016). Trabalhou 11 anos no jornal O Estado de S. Paulo, onde criou a TV Estadão. Como fotógrafo, realizou a mostra individual “La Fiesta de Los Vivos”, sobre o México, em novembro de 2019 no Memorial da América Latina.

Programação

2 a 30 de outubro – Inscrições –www.memorial.org.br
30 de outubro | Encerramento das inscrições
13 de novembro | Anúncio dos 12 finalistas selecionados pela comissão julgadora
20 de novembro | Postagem dos 12 finalistas no canal do Youtube do Memorial e início da votação popular
20 de novembro a 11 de dezembro | Período de votação popular 
12 de dezembro | Divulgação dos artistas e/ou grupos vencedores

Serviço

Festival Canta SP
Inscrições: de 2 a 30 de outubro – www.memorial.org.br
YouTube: https://www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *