Grooveria mistura MPB e jazz em live com Fernanda Abreu

Por Runan Braz, colaboração para o Blog do Arcanjo

Com versões e arranjos dançantes de músicas da MPB, o Grooveria Electroacústica promete uma tarde de estremecer o som dos espectadores. Neste sábado, dia 26, às 17h, o coletivo musical fará a primeira live no Youtube com uma canja da cantora carioca Fernanda Abreu, ícone da música brasileira.

O encontro festivo comemora o aniversário do criador do coletivo, Tuto Ferraz,  e o lançamento da série Corona Sessions. Eles prometem as principais trilhas durante os 19 anos de trajetória do Grooveria. A partir desta sexta o público ganha nas redes do grupo uma série de quatro volumes de gravações (seis faixas) de arranjos próprios, produzidas pelos músicos em suas casas durante a quarentena. O primeiro volume traz Funky Tamborim, música de Tania Maria.

Com quase 20 anos de caminhada, o coletivo musical paulista já se apresentou em palcos nacionais como SESC e SESI, lançando três produções que fizeram sucesso.  Em 2005, nasceu o primeiro CD, “# 1” , e um dos grandes destaques nas rádios FMs foi a versão de Com Que Roupa, de Noel Rosa.

Cantores conhecidos participaram do disco como Max de Castro, Paula Lima e Rappin’Hood.  Em 2009, o primeiro CD/DVD ao vivo da Grooveria chegou ao top 20 em vendas durante sete semanas, atingindo a 12ª posição na 5ª semana. Um ano depois, na Europa, foi destaque em festivais como Harlem Jazz Club, em Nova York, e Festival de Dia Brasil, em Barcelona.

O musical também comemora o aniversário do baterista e criador do Grooveira, Tuto Ferraz, que faz 54 anos. Além do Grooveria, o baterista, vocalista e arranjador participou de conhecidos programas de TV como Bem Brasil, Programa Livre, Altas Horas, Faustão e Caldeirão do Huck, ao lado de figuras talentosas da música brasileira como Simoninha, Max de Castro, Sandy e Junior, Thalma de Freitas, Seu Jorge e Patricia Coelho. 

Ao lado de Tuto Ferraz (bateria e vocais), atualmente formam o Grooveria Edson Menezes (baixo); Léo Caranga (guitarra e vocais); Álvaro Alves (guitarra); Agenor de Lorenzi (teclados); Thiaguinho Silva (percussão); Doug Boni (tromboni); Paulo Jordão (trompete); Jeferson Rodrigues (sax tenor).     

Siga @miguel.arcanjo

Ouça o Podcast do Arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso