Dia da Enfermagem: Heroínas da saúde ganham homenagem de Mauricio de Sousa

Desenhista celebra mulheres enfermeiras que fazem a diferença nos centros de saúde

Duas heroínas da saúde são muito lembradas em 12 de maio, data que no mundo inteiro é comemorado o Dia do Enfermeiro. Florence Nightingale e Ana Néri são pioneiras em sua área de atuação e, seguindo as homenagens da MSP aos profissionais de saúde, que têm diariamente se dedicado a salvar a vida de milhões de pessoas, são as novas Donas da Rua da História.

As enfermeiras se juntam a uma ampla lista de mulheres incríveis que marcaram a história. Florence, que será representada por Magali, fez nascer uma das profissões mais essenciais na saúde ao ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, defendendo a importância de medidas de higiene, como lavar as mãos. Além de profissional da saúde, foi estatística, reformadora social e escritora.

Desde 1938, Ana Néri, considerada heroína brasileira, é homenageada em todos os hospitais e escolas de enfermagem no Dia do Enfermeiro. Ela prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Mônica será a personagem que a representará.

No Brasil, somente na enfermagem, as mulheres respondem por 84,6% da equipe. O dado é da Pesquisa Perfil da Enfermagem, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o Censo do IBGE, elas são a principal força de trabalho da saúde, respondendo por 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados no setor público e privado, tanto nas atividades diretas de assistência em hospitais, quanto na Atenção Básica.

Essa representatividade não poderia deixar de ser considerada pela Mauricio de Sousa Produções. Por isso, Florence e Ana Néri entraram para o time de Donas da Rua da História. Para Mônica Sousa, diretora executiva da MSP e criadora do projeto Donas da Rua, é preciso evidenciar sempre esses grandes nomes da saúde, principalmente neste momento. “São as mulheres que estão na linha de frente nos hospitais que motivarão as futuras profissionais da área de saúde”, pontua a executiva.

Também da área da saúde, a última homenageada pelo projeto foi a infectologista Ho Yeh Li, escolhida pelo Ministério da Saúde para coordenar a missão de resgatar os 34 brasileiros que estavam na cidade chinesa Wuhan, na época o epicentro do novo coronavírus. Ho está no topo da lista dos mais conceituados especialistas do país nesta área, sendo, também, a maior referência no tratamento da febre amarela.

A ação da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. Em uma de suas áreas, o Donas da Rua da Ciência, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido neste site.

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *