Beleza e movimento se unem em exposição sobre o design italiano em BH

Carros e objetos: detalhe da exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cutlura, em BH – Foto: Studio Cerri – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Beleza e movimento se juntam de forma harmoniosa na nova exposição da Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, que evidencia um produto italiano de alta qualidade para exportação: o design. Visitada em primeira mão pelo Blog do Arcanjo, a mostra “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano” pode ser vista até 3 de novembro com entrada gratuita no prédio que integra o Circuito Cultural Liberdade, na região centro-sul da capital mineira.

O visitante de olhar curioso descobre não só pérolas do design automotivo como também de outros objetos, cujas formas foram pensadas na conjunção com a poesia ou até mesmo com o desejo — caso do sofá Bocca, que reproduz os lábios de Marilyn Monroe criado pelo Studio 65 para Gufram em 1970 —, e com a contestação — caso da poltrona UP5 e do puff UP6, de Gaetano Pesce para Cassina & Businelli, de 1969, que representa a mulher prisioneira no mundo doméstico.

“A curadoria é de uma riqueza e delicadeza ímpar”, elogia o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, dando o mérito aos curadores da exposição, Peter Fassbender e Maddalena D’Alfonso, grandes especialistas na história e no pensamento sobre o design italiano. A mostra ainda tem arquitetura de Paulo Waisberg e Clarissa Neves, que buscaram ressaltar os objetos colocando-os sobre superfícies espelhadas ou diante de fundos com diferentes formas geométricas.

Fernão Silveira, presidente da Casa Fiat de Cultura, e Peter Fassbender, curador da Exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano, em Belo Horizonte – Foto: Leo Lara/Studio Cerri – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Após a Segunda Guerra Mundial ter destruído boa parte da Europa, sobretudo a Itália de Mussolini, derrotada no confronto na companhia da Alemanha de Hitler, o mundo sentiu a necessidade de recuperar a utopia perdida no homem. Neste contexto, o design ganha força com a premissa de melhorar o mundo, além, é claro, de encantar os olhos.

Diante de uma atualidade cada vez mais robotizada e cujas máquinas começam a descartar pessoas, a exposição se destaca ao lançar luz a seres humanos que tiveram as ideias que revolucionaram as formas.

“O design começa sempre no toque das pessoas, no traço do lápis de alguém”, lembra Fassbender. “No fundo, a Inteligência Artificial é o produtor das atividades do homem, mas não sei se a IA pode ser superior, porque a sensibilidade é uma coisa completamente humana”, reforça D’Alfonso.

Entre os nomes presentes na exposição estão trabalhos de Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra, Lucio Fontana, Gio Ponti, Cini Boeri, Gae Aulenti e Nanda Vigo, entre outros.

DeLorien, o famoso carro do filme “De Volta para o Futuro” está na exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura, em BH – Foto: Studio Cerri – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Estão na mostra os carros chamativos das décadas de 1960 e 1970 e ainda o DeLorean, o famoso automóvel da saga de ficção científica cinematográfica “De Volta para o Futuro”. O carro criado por Giorgetto Giugiaro, da Carrozeria GFG Style, em dezembro de 1981, já é um dos mais fotografados da exposição.

O automóvel hollywoodiano é obra de uma das cinco casas de design automotivos italianas apresentadas na exposição: Bertone (1912), Zagato (1919), Touring Superleggera (1926), Pininfarina (1930) e GFG Style (1960).

Sala Ronco dos Motores da exposição Beleza em Movimento na Casa Fiat de Cultura – Foto: Studio Cerri – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

A mostra ainda guarda espaço para a interatividade, como uma sala onde são exibidos clássicos do cinema italiano, unindo o design à beleza de musas como Sophia Loren; outra na qual é possível fazer duelo entre campeões de corrida, entre eles nosso Ayrton Senna; e ainda uma sala escura que reproduz o ronco dos motores dos carros, propondo a experiência sensorial de imersão no design sonoro.

O projeto ainda conta com uma sala dedicada ao colecionismo e atividades educativas sob curadoria de Clarita Gonzaga, como visita guiada para escolas que podem ser agendadas previamente.

D’Alfonso lembra que toda essa beleza em movimento que enche nossos olhos é herança da escola futurista, primordial no desenvolvimento do design. “O futurismo estabelece uma relação não mais com o passado, mas com o futuro”, diz, antes de avisar ao mais incauto: “O design transforma desde objetos a até mesmo os nossos desejos”.

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial a Belo Horizonte a convite da Casa Fiat de Cultura.

Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano
Casa Fiat de Cultura – Praça da Liberdade, 10, Funcionários, Belo Horizonte, MG, tel. 11 3289-8900. Terça a sexta, 10h-21h, sábado, domingo e feriado, 10h-18h. Grátis. Livre.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Please follow and like us: