Coletivo Negro lê ‘Eles Não Usam Black-Tie’ no Teatro de Arena

Coletivo Negro faz leitura gratuita da peça “Eles Não Usam Black-Tie” nesta terça (13) às 20h no Teatro de Arena: 60 anos do texto clássico de Gianfrancesco Guarnieri – Foto: Divulgação – Coletivo Negro – Blog do Arcanjo – UOL

Os atores do Coletivo Negro se unirão a convidados para fazer uma leitura comemorativa da peça “Eles Não Usam Black-Tie” nesta terça (13), às 20h, com entrada grátis no histórico palco do Teatro de Arena (r. Teodoro Baima, 98, República), em São Paulo.

A ação celebra os 60 anos do texto de Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), um dos mais emblemáticos do teatro brasileiro e montado originalmente pelo Teatro de Arena em 1958.

Sob direção de Flávio Rodrigues e com música de Bruno Lourenço, estão no elenco da leitura os atores Aysha Nascimento, Bruno Lourenço, Flávio Rodrigues, Jhonny Salaberg, Lena Roque, Raphael Garcia, Sérgio Pires e Thaís Cabral.

A peça conta o drama do operário Tião, em crise diante de um movimento grevista na fábrica em que trabalha.

Durante a noite, o grupo ainda lança a publicação “Negras Dramaturgias 2”, que celebra os dez anos do Coletivo Negro.

Elenco original de “Eles Não Usam Black-Tie”, em 1958, no Teatro de Arena, texto de Gianfrancesco Guarnieri sob direção de José Renato – Foto: Funarte – Divulgação – Blog do Arcanjo UOL

“Eles Não Usam Black-Tie” é um texto histórico

“Eles Não Usam Black-Tie” estreou no Teatro de Arena em 1958, com direção de José Renato e música de Adoniran Barbosa. Na época, a montagem causou impacto no teatro brasileiro moderno ao inserir um drama de classe trabalhadora no cânone teatral nacional.

Fizeram parte do elenco histórico Lélia Abramo, Eugênio Kusnet, Gianfrancesco Guarnieri, Riva Nimitz, Miriam Mehler, Celeste Lima, Francisco de Assis, Milton Gonçalves, Henrique César, Flávio Migliaccio e Xandó Batista.

Leão de Ouro no Festival de Veneza: Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri no filme “Eles Não Usam Black-Tie”, de 1981 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

A peça virou filme de Leon Hirszman em 1981 com Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri, que levou o Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Elenco da montagem de 2018 de “Eles Não Usam Black-Tie” sob direção de Dan Rosseto – Foto: Kelson Spalato – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Neste ano, a peça ganhou montagem no Teatro Aliança Francesa , em São Paulo, sob direção de Dan Rosseto, também em celebração de seus 60 anos.

No elenco, estiveram os atores Kiko Pissolato, Teca Pereira, Paloma Bernardi, Adilson Azevedo, Camila Brandão, Carolina Stofella, Pablo Diego Garcia, Paulo Gabriel, Samuel Carrasco e Tiago Real.

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Please follow and like us:
Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas