Mostra Tiradentes SP: Filme com atriz trans premiada faz pré-estreia

O diretor Gustavo Vinagre e a atriz Julia Katharine, de “Lembro Mais dos Corvos”: pré-estreia concorrida dentro da programação da Mostra Tiradentes SP 2018 no Cinesesc – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

O filme “Lembro Mais dos Corvos”, de Gustavo Vinagre com a atriz transexual Julia Katharine, teve pré-estreia na noite deste sábado (17), no Cinesesc, em São Paulo.

Por sua atuação e co-roteirização neste longa, no qual conta histórias de sua vida, Julia Katharine recebeu o Prêmio Helena Ignez da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, como o grande destaque feminino.

Ela foi a primeira atriz transexual a ganhar um prêmio no festival, precedendo inclusive o Oscar para “Uma Mulher Fantástica”, com a trans chinela Daniela Vega, também primeira pessoa trans a apresentar o Oscar.

“Lembro Mais dos Corvos” integra a programação da Mostra Tiradentes SP 2018, que traz até esta quarta (21) o melhor do festival cinematográfico mineiro, realizado em janeiro último, para a capital paulista.

São 32 filmes, sendo 19 longas e 14 curtas. O homenageado da edição é o estudioso do cinema e professor da USP Ismail Xavier.

Ao apresentar seu longa, Gustavo Vinagre ressaltou o tempo sombrio que vive o país e disse torcer para que a esperança presente no filme esteja mais certa do que sua desesperança atual. O apresentador do festival, o ator David Maurity, homenageou a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada na última quarta (14): “Marielle Franco, presente”, disse, antes de o filme começar.

Julia Katharine, por sua vez, falou que estava muito emocionada com a pré-estreia do longa com sua vida em sua terra natal.

Antes, na mesma noite, foi exibido o filme mineiro “Baixo Centro”, de Ewerton Belico e Samuel Marotta, que ganhou o prêmio do júri da crítica na última Mostra de Cinema de Tiradentes.

O Blog do Arcanjo no UOL esteve por lá e mostra como foi a noite de festa do cinema.

Público vê “Lembro Mais dos Corvos” – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

Rodrigo Carneiro, produtor de “Lembro Mais dos Corvos” – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

Equipe de “Lembro Mais dos Corvos”, pouco antes de a sessão começar no Cinesesc – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

Movimentação do público na Mostra Tiradentes SP 2018 – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

Equipe do filme “Baixo Centro” apresenta o longa – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

O apresentador da Mostra Tiradentes SP, David Maurity: “Marielle Franco, presente” – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

A atriz Julia Katharine debate com o público o filme “Lembro Mais dos Corvos” – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

O diretor Gustavo Vinagre recebe os parabéns pelo filme – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

O diretor Gustavo Vinagre, de “Lembro Mais dos Corvos” – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

Movimentação do público no saguão do Cinesesc – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

A atriz Julia Katharine, de “Lembro Mais dos Corvos”: primeira trans a ganhar prêmio na Mostra de Cinema de Tiradentes – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

Equipe de “Lembro Mais dos Corvos” – Foto: Leo Lara/Universo Produção/Divulgação

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter