Rapidinhas: Aos 88 anos, Nathalia Timberg é Chopin

Nathalia Timberg como Chopin – Foto: Juliana Alabarse/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Música e teatro
Sob a direção de José Possi Neto, a atriz Nathalia Timberg e a pianista Clara Sverner estreiam “Chopin ou o Tormento do Ideal”. A montagem consagrada a Chopin, que associa música, teatro e poesia, faz apenas quatro apresentações, de 27 a 29 de outubro (sexta-feira às 21h, sábado às 16h e 21h e domingo às 18h), no Sesc 24 de Maio, centro paulistano. Estão todos convidados.

Feito inédito
Com 88 anos, é a primeira vez que Nathalia Timbetg interpreta um personagem masculino. Partindo de recortes textuais da vida de Chopin, cartas de George Sand entrelaçadas com declarações e poemas de Musset, Liszt, Baudelaire, Gérard de Nerval e Saint-Pol-Roux, o espetáculo ilumina, neste encontro de música e palavras, vinte anos da vida e da obra do compositor. “Trata-se de um concerto da palavra”, define Nathalia. Filosófica.

Repeteco
Para quem perder, haverá ainda mais três chances em 2017, quando o espetáculo volta a se apresentar no Teatro Porto Seguro, de 1º a 3 de dezembro, também em São Paulo. Programe-se.

Paulo Autran (1922-2007) – Foto: Divulgação

O maior ator
O documentário “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, fará a sua première em São Paulo na 41ª Mostra Internacional de Cinema, neste domingo (29), às 21h50 no Espaço Itaú de Cinema Augusta. Imperdível.

Carreira
A obra traz um retrato de um dos maiores atores brasileiro de todos os tempos, além de mostrar cenas históricas de filmes, peças e da TV brasileira. Necessário.

Quem aparece
No documentário há depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues, Mauro Farias e, claro, Fernanda Montenegro. A grande atriz lê uma troca de cartas emocionante, a poucos dias da morte de Paulo Autran, e faz uma reflexão profunda sobre sua importância para o teatro brasileiro. Fala histórica.

Generoso e humilde
Certa vez, Paulo Autran ligou na redação da revista Contigo! para agradecer uma entrevista que este colunista fez com ele. O maior.

Sidney Santiago celebra os 12 anos do grupo Os Crespos – Foto: Divulgação

Aniversário
Sidney Santiago, o ator que brilha no teatro, no cinema e na TV, convida a todos para a celebração dos 12 anos da Cia. Os Crespos, da qual faz parte.

Festança
Para celebrar, Os Crespos se apresentam na Aparelha Luzia (r. Apa, 78), em São Paulo, nesta sexta (27) e sábado (28), sempre às 21h, com entrada gratuita e contribuição espontânea. Quem for vai ganhar a revista Legítima Defesa. Serão 150 exemplares distribuídos de graça. A coluna quer um.

“A Mala de Hana” tem sessões no Clube Hebraica – Foto: Fernando Ducatti/Divulgação

Pequenos sobreviventes
Com adaptação do aclamado livro infanto-juvenil homônimo da escritora canadense Karen Levine, o espetáculo infantil “A Mala de Hana” relembra história das crianças que viveram o Holocausto. Que não se repita.

Contra o ódio e a intolerância
A peça faz apresentações no Teatro Anne Frank do Clube Hebraicanos dias 29 de outubro, 5 e 12 de novembro, sempre domingo, 17h. De forma singela e delicada, a trama leva para as crianças uma mensagem sobre a intolerância e a injustiça, presentes no período da II Guerra Mundial, e que ainda circulam com diferentes facetas em nossa sociedade. A montagem tem a direção de Marcelo Klabin e o elenco é formado pela dupla Fernando Chapaval e Luana Paroni. Gente boa.

Eloisa Vitz: oitavo texto escrito e dirigido com o Grupo Gattu – Foto: Eduardo Enomoto

0800
“Graça”, nova peça do Grupo Gattu, estreia no dia 7
 de novembro, às 20h, no Teatro do Sol, em Santana, São Paulo. As apresentações acontecem até 17 de dezembro, de terça a sexta às 20h, sábados às 21h e domingos às 19h. De graça.

Filosófica
“A ‘Graça’ é cheia de significados. Assim como Aristóteles, acreditamos que a felicidade está no caminho e nas pequenas coisas. Nós amamos o público e se alcançarmos, de alguma forma, seus corações teremos sido grandemente agraciados”, deseja Eloisa Vitz sobre o oitavo texto assinado e dirigido por ela para o Grupo Gattu. Poderosa.

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez autografam “Pink Star” – Foto: Bruno Galvincio/Divulgação

Me dá um autógrafo?
Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez autografaram esta semana o livro com o texto da peça “Pink Star”, lançado pela Editora Giostri. Danados.

Mágoa do passado
Em uma peça em cartaz na praça Roosevelt há um ex-casal que não se bica. É bom não convidá-los para a mesma cerveja após o espetáculo, tá?

Diogo Pasquim e Carol Hubner em “Enquanto as Crianças Dormem”: temporada no Teatro Viradalata chega ao fim – Foto: Edson Lopes Jr./Divulgação

Última sessão
Peça estreada em maio, Enquanto as Crianças Dormem se despede do Teatro Viradalata com última sessão nesta sexta (27), às 21h, em São Paulo. Com direito a participação especial de João Sá, Carolina Stofella, Dan Rosseto, Alê Rinaldo e Vivi Júlio. Vai lotar.

Essa noite se improvisa
Dois dentre os maiores nomes do improviso mundial, o brasileiro César Gouvêa e o colombiano Gustavo Miranda comemoram 10 anos de parceria em “Passageiro”. A peça também marca os 15 anos da Cia. do Quintal, uma das pioneiras e a precursora da linguagem do improviso no País. Estreia dia 3 de novembro, no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo. Estão todos convidados.

Mario Viana, Paula Cohen, Angela Figueiredo e Fernanda D’Umbra: juntos na Satyrianas – Foto: Divulgação

Quentinha
As atrizes Paula Cohen e Angela Figueiredo, duas potências dos palcos, serão dirigidas por Fernanda D’Umbra na Satyrianas, que acontece entre 2 e 5 de novembro na praça Roosevelt. O texto é de Mario Viana, escrito especialmente para o Dramamix, a mostra de novos textos teatrais. Chama-se “Lady Tapioca”. Eita.

Please follow and like us: