Personal Black com Marina Ruy Barbosa é racista e oportunista

A atriz branca Marina Ruy Barbosa enrolada no papel higiênico preto: “Black is beautiful”, diz o slogan, copiado da luta do movimento negro – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Depois da desastrada campanha da Dove, na qual uma mulher negra tornava-se branca após usar o produto e que rendeu repercussão mundial e pedido de desculpas da marca, eis que uma marca resolve fazer algo do tipo no Brasil.

Leia mais
Marina Ruy Barbosa pede desculpas por propaganda
Campanha de Marina Ruy Barbosa com papel higiênico revolta internautas

A Personal, marca de papel higiênico da Santher, lançou um papel higiênico preto, o Personal VIP Black, utilizando como slogan a frase “Black Is Beautiful” [negro é lindo], ícone da resistência do movimento negro norte-americano que inspirou negros no mundo todo em prol da autoafirmação, do empoderamento negro e da igualdade racial.

“Black Is Beautiful” (Negro é lindo): frase histórica do movimento negro foi utilizada para vender papel higiênico preto com atriz branca de protagonista da campanha – Foto: Divulgação

Não bastasse o oportunismo em apropriar-se de uma luta histórica de um movimento que nada tem a ver com a marca, a Personal, demonstrando não acreditar muito no slogan que divulgou, convocou uma mulher branca, a atriz ruiva (e, neste caso, mal assessorada) Marina Ruy Barbosa, para se enrolar no tal papel higiênico preto em sua campanha – se a marca, seus publicitários e executivos acreditam mesmo na beleza e no poder negro, por que não ofereceram o milionário cachê da propaganda para alguma atriz ou modelo negra?, fica a pergunta no ar.

A marca disse que escolheu Marina por ela “ser sinônimo de glamour e elegância”, coisa que negros provavelmente não são na visão da Personal, que parece só desejar mesmo se apropriar de uma frase do movimento negro pra vender seu papel higiênico “classudo”. Após a repercussão negativa e instantânea, a Personal ainda tirou correndo a frase “Black Is Beautiful” de seus anúncios na internet. Mas, já era tarde demais.

Marina Ruy Barbosa, que é importante ressaltar não ser a responsável pela campanha e seu teor, pediu desculpas a quem se sentiu ofendido, em gesto de humildade.

Se a Personal acredita mesmo que “Black is Beuatiful” e queria usar a frase do movimento negro, por que não chamou uma atriz negra para estrelar sua campanha e ganhar seu milionário cachê? – Foto: Divulgação

Como bem pontou o Coletivo Sistema Negro: “o desrespeito não tem limites”, com paciência ainda para ser didático com a agência Neogama, criadora da desastrosa campanha (Será que há algum publicitário negro trabalhando nessa agência com direito a decidir algo? Se não há, precisam contratar com urgência, quem sabe, assim, evitam uma nova presepada como essa):

“Quando nós negros criamos uma frase (Black is beautiful) é para empoderar e viabilizar nossa existência, dado que nossas vidas valem menos no cotidiano de uma sociedade racista. Não é e nunca será para vender papel higiênico! Tenham respeito!”, pediu o Coletivo Sistema Negro.

É preciso dizer mais o quê?

Outro lado

Diante da repercussão e críticas, Marina Ruy Barbosa fechou os comentários do post que fez sobre o lançamento em sua conta do Instagram. A diretora de marketing da marca, Lucia Rezende, explicou a campanha: “O preto é lindo. A cor sempre foi considerada ícone de estilo e refinamento nos universos de luxo e da moda. Agora, Personal Vip Black traz este conceito também para a decoração e nossa campanha reflete essa integração entre a cor e a sofisticação”.

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa de Marina Ruy Barbosa disse que não irá se manifestar. A assessoria da Personal e da agência Neogama emitiram o seguinte comunicado:

A mensagem criativa da campanha para o produto Personal Vip Black foi selecionada com o objetivo de destacar um produto que segue tendência de design já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil. Nenhum outro significado, que não seja esse, foi pretendido.

Refutamos toda e qualquer insinuação ou acusação de preconceito neste caso e lamentamos outro entendimento que não seja o explicitado na peça.

Desta forma, Santher e Neogama vem a público informar que tal assinatura foi retirada de toda comunicação da campanha e apresentar suas desculpas por eventual associação da frase adotada ao movimento negro, tão respeitado e admirado por nós”.

Real Black Is Beautiful: Luedji Luna

Uma dica deste colunista: se você quiser conhecer algo que realmente representa o “Black is Beautiful” com direito a talento de sobra e o melhor da música brasileira, conheça a cantora baiana Luedji Luna, que lança seu primeiro disco, “Um Corpo no Mundo”. Veja, abaixo, dois clipes da artista:

Leia também: Zé Celso perde para Silvio Santos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: