Peça Golpe Afetiva, Juventudxs discute racismo e gênero com entrada grátis

Pequeno Teatro de Torneado apresenta "Juventudxs" na Funarte com entrada franca - Foto: Thaís Moura

Pequeno Teatro de Torneado apresenta “Juventudxs” na Funarte com entrada franca – Foto: Thaís Moura

Por Miguel Arcanjo Prado

O Pequeno Teatro de Torneado conquistou seu espaço e respeito na cena paulistana ao fazer peças que dialogam profundamente com temas próximos aos jovens na periferia da grande metrópole.

Em seu novo espetáculo, “Juventudxs: Uma Peça Golpe Afetiva”, isso se repete. Escrito e dirigido por William Costa Lima, a obra é fruto da Escola Atemporal de Artes, projeto artístico itinerante da trupe.

O projeto já atendeu 50 alunos e conta com apoio do Sítio Cultural Alsácia, de Ribeirão Pires, cidade da Grande São Paulo, e agora faz residência na Funarte paulistana.

A peça nasceu do encontro de 21 adolescentes durante a temporada do projeto no Sesc Itaquera, na zona leste da cidade.

Racismo e gênero

O enredo parte de um assassinato cujo motivo não é evidente e que acaba sendo ponto de partida para discussão de temas importantes como racismo e gênero.

Próximo do crime circundam histórias como uma gangue de mulheres que sequestram um homem, uma filha em busca da verdadeira história de sua mãe desaparecida, uma drag queen que faz sua última performance em uma boate gay, uma comediante branca que faz um polêmico show de stand-up e dona Aikuri, proprietária de uma barraca de pastel que tem sua vida mudada.

No elenco estão Aguida Aguiar, Bru Cardoso, Carolina Vilela, Daniel Macedo, Ellen Cruz, Gabriela Ferreira, Giulio Passerino, Isabella Miranda, Júlia Monique, Karine Evelyn, Leticia Carmona, Livia Batista, Marina Yohara, Matheus Izidio, Pablo Garcia, Paullo Castro, Ricardo Garcia, Taina Perroni,  Thalyta Raquel e Thayane Silveira.

Além da peça, a Escola Atemporal de Artes faz seu primeiro semestre de 2017 na Funarte, aos sábados, entre 9h e 14h. O projeto pleiteia reconhecimento pelo Ministério da Educação. Na grade, são quatro anos de estudos, com 20% da carga horária sendo preenchida fora da escola com acompanhamento da coordenação pedagógica.

“Juventudxs: uma Peça Golpe Afetiva”
Quando: Sábado e domingo, 19h. 50 min. Até 19/2/2017
Onde: Funarte SP – Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, metrô Marechal Deodoro, São Paulo, tel. 11 3662-5177
Quanto: Grátis
Classificação etária: 12 anos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:
Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP