Coletivo Elviras é lançado em Tiradentes com mulheres na crítica de cinema

Integrantes do Coletivo Elviras na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Foto: Beto Staino/Universo Produção

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Se nesta 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes as mulheres estão presentes não só nas homenagens (Helena Ignez e Leandra Leaal) como também na direção de quase metade dos filmes programados, elas ainda mostram sua força na crítica.

Foi lançado durante o evento na cidade histórica mineira o Elviras Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, com a presença das críticas Flávia Guerra (SP), Ivonete Pinto (RS) e Camila Vieira (CE).

Em um debate com o público do festival realizado na última segunda (23) e que lotou o auditório do Centro Cultural Yves Alves, elas falaram sobre os objetivos do grupo e ainda fizeram um panorama da produção audiovisual de mulheres no Brasil.

Plateia acompanha lançamento do Coletivo Elviras na Mostra de Cinema de Tiradentes – Foto: Beto Staino/Universo Produção

Elas revelaram que a rede Elviras já conta com mais de 60 mulheres críticas em todo o Brasil. O nome trata-se de uma homenagem a Elvira Gama, primeira mulher a escrever sobre imagens em movimento na coluna Kinetoscópio, veiculada no Jornal do Brasil, entre 1894 e 1895.

As críticas afirmam que querem mostrar que “algo precisa e pode ser feito para a equiparação de gêneros no universo da crítica”, lambrando que “os grandes veículos privilegiam nomes masculinos para compor os seus quadros, os debates públicos e os júris de festivais costumam ser majoritariamente compostos por homens, e há pouco espaço destinado às mulheres dentro das próprias associações de profissionais da área”.

Para fazer contato com as Elviras, basta escrever para: coletivoelviras@gmail.com ou curtir a página da Elviras no Facebook.

A crítica Ivonete Pinto -Foto: Beto Staino/Universo Produção

A crítica Camila Vieira – Foto: Beto Staino/Universo Produção

A crítica Flávia Guerra – Foto: Beto Staino/Universo Produção

As críticas com o mediador Marcelo Miranda – Foto: Beto Staino/Universo Produção

Veja a cobertura completa da Mostra de Cinema de Tiradentes

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *