Mostra de Cinema de Tiradentes celebra 20 anos de história em 2017

Público vê de graça o melhor do cinema brasileiro independente em Tiradentes – Foto: Leo Lara/Universo Produção

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Há duas décadas, janeiro é mês de abertura dos trabalhos cinematográficos no Brasil em uma das mais charmosas cidades históricas mineiras. Tiradentes, com seus 7.000 habitantes, se modifica para receber a Mostra de Cinema de Tiradentes, que completa 20 anos em 2017, quando será realizada de 20 a 28 de janeiro, abrindo o calendário audiovisual brasileiro.

Trata-se da maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro independente, por onde já passaram estrelas homenageadas do quilate dos cineastas Eduardo Coutinho (2003); Ruy Guerra (2006), Beto Brant (2007) e Karim Aïnouz (2010), além de atores como Matheus Nachtergaele (2007) e Dira Paes (2015).

Outro destaque é que a programação é gratuita e aberta ao público tiradentino, em mostras competitivas, sessões de cinema na praça, exibições de longas e curtas-metragens, debates, oficinas e o colorido Cortejo da Arte, que percorre as ruas da cidade com muito ritmo.

A edição de 2017, comemorativa de duas décadas da Mostra, trará uma programação especial que promete sacudir o nosso cinema. As homenageadas nesta edição são Leandra Leal e Helena Ignez.

Cortejo da Arte colore ruas durante a Mostra de Cinema de Tiradentes de 2016 – Foto: Leo Lara/Universo Produção

Tiradentes

Conhecida por seu potencial histórico, turístico e gastronômico, Tiradentes também já se tornou a cidade do cinema. Localizada a 180 km de BH e com apenas 7.000 habitantes, recebe durante a Mostra Tiradentes toda infraestrutura necessária para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte.

São instalados três espaços de exibição: o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares), e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Centro Cultural Yves Alves – Sesi Tiradentes, que é instalada na sede do evento.

A Mostra de Cinema de Tiradentes é realizada pela Universo Produção, produtora mineira também responsável pelas mostras CineOP, em Ouro Preto, e CineBH, em Belo Horizonte.

Veja a cobertura completa da Mostra de Cinema de Tiradentes!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *