Praia gigante de arroz ambienta “Titã” do Balé da Cidade de São Paulo

"Titã" tem 34 bailarinos em cena - Foto: Arthur Costa

“Titã” tem pela primeira vez os 34 bailarinos do Balé da Cidade de SP em cena – Foto: Arthur Costa

Por Miguel Arcanjo Prado

Uma mistura de linguagens artísticas marca a nova montagem do Balé da Cidade de São Paulo, “Titã”, que estreia em 10 de setembro no Theatro Municipal da capital paulista. Em cena, bailarinos se movimentam em uma praia de arroz, na qual uma garota monta castelos que são desfeitos pelas ondas.

Os 34 bailarinos, que estarão todos juntos em cena pela primeira vez e vestidos com figurino confeccionado pelo estilista João Pimenta, serão acompanhados ao vivo pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Esta tocará a primeira sinfonia que dá título ao espetáculo, composta pelo austríaco Gustav Mahler, sob regência de Eduardo Strausser.

O maestro lembra que “Mahler é um dos compositores mais executados do mundo, mais que Beethoven e Mozart”, porque, segundo ele, “sua música dialoga com o mundo contemporâneo”.

O diretor italiano Stefano Poda, detentor da marca de comandar mais de cem espetáculos na Europa, foi convocado para dirigir a superprodução. Ele reforça o diálogo que conseguiu construir: “Não é uma trilha sonora e em cima vem a coreografia. É uma oportunidade de fazer uma viagem através das emoções, desde as mais extremas às mais simples. ‘Titã’ é uma reflexão sobre nosso tempo, nossa vida”, diz.

"Titã" tem direção do italiano Stefano Poda - Foto: Arthur Costa

“Titã” tem direção do italiano Stefano Poda – Foto: Arthur Costa

Iracity Cardoso, diretora artística do Balé da Cidade, diz que trabalhar com Poda é desafiante, “porque as propostas vêm sempre carregadas de um sentido, uma expressão intensa e exigentes qualidades artísticas” e afirma que “os excelentes bailarinos” da companhia dão conta do recado.

A relação anda tão boa que Poda já foi convocado inclusive para dirigir a ópera “Fosca”, de Carlos Gomes, que encerrará a temporada 2016 do Theatro Municipal em dezembro e para a qual já reservou os bailarinos do Balé da Cidade para fazerem participação especial.

Pelo jeito, a fusão artística vai continuar. “Ofereço apenas uma lente para que o público se olhe. Quero que as pessoas se deixem levar”, define o italiano o seu trabalho.

“Titã”
Quando: 10/9, sáb., 20h; 11/9, dom., 17h; 13/9, ter., 20h; 14/9, qua., 20h; 15/9, qui., 20h. 70 min. Até 15/9/2016
Onde: Theatro Municipal de São Paulo (praça Ramos de Azevedo, s/nº, metrô Anhangabaú, São Paulo, tel. 11 3053-2100
Quanto: R$ 25 a R$ 90
Classificação etária: Livre

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: