Peça desvenda Alice, mulher da escritora Gertrude Stein

Nicole Cordery vive Alice - Foto: João Caldas

Nicole Cordery vive Alice, mulher de Gertrude Stein – Foto: João Caldas

Por Miguel Arcanjo Prado

A escritora e poeta norte-americana Gertrude Stein (1874-1946) foi um dos principais nomes intelectuais femininos da primeira metade do século 20. Feminista pioneira, foi amiga e respeitada por nomes como Pablo Picasso,Matisse e James Joyce.

Lésbica, Stein era casada com Alice B. Toklas (1877-1967), que foi a protagonista do livro clássico “Autobiografia de Alice B. Toklas”, escrito por Stein, na qual a famosa autora assumiu no texto a “persona” de sua companheira.

Mas, quem de fato foi Alice? Esta é a inquietação que move a peça “Alice, Retrato de Mulher que Cozinha ao Fundo”, que estreia nesta segunda (8), no Sesc Consolação, em São Paulo, com a atriz Nicole Cordery, que no ano passado foi indicada ao Prêmio APCA de melhor atriz.

A obra inédita, dirigida por Malú Bazán, integra o projeto “Escritoras na Boca de Cena” e conta com uma dramaturgia fragmentada criada por Marina Corazza a partir de farta pesquisa e diversos materiais.

Alice, que entrou para a história como impecável anfitriã, chegou a escrever seu próprio livro com receitas servidas na famosa casa em que viveu com Stein, no número 27 da Rue de Fleurus, em Paris, ponto de encontro da intelectualidade da cidade nos anos 1920 e 1930 e na qual assumia a cozinha, com pratos louvados por todos.

O livro de Alice ainda tem pitadas de anedotas vividas com Stein em meio a uma Paris em festa, antes do horror da Segunda Guerra Mundial. Alice, que viveu 20 anos após a morte de Stein, cuidou para que a obra da amada fosse preservada e difundida.

Cordery revela que o processo da peça contou com a colaboração do dramaturgo e pesquisador norte-americano Leon Katz, que conviveu no ano de 1952 com Alice. “Ele nos enviou não só seu relato sobre o ano que passou com Alice, com uma primeira versão de seu monólogo ‘Naturing Alice’, nos autorizando a fazer uso desses materiais para a composição da peça”, conta a atriz que tira Alice da cozinha para o holofote do palco.

“Alice, Retrato de Mulher que Cozinha ao Fundo”
Quando: Segunda e terça, 20h. 60 min. Até 30/8/2016
Onde: Sesc Consolação – Espaço Beta – Rua. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, metrô Santa Cecília, São Paulo, tel. 11 3234-3000
Quanto: R$ 20
Classificação etária: 14 anos

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us:
Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso