Jovem não sabe se fica ou se deixa Cuba em filme do Festlatino

Filme Através conta dilema de Cintia, uma jovem cubana - Foto: Divulgação

Filme Através conta dilema de Cintia, uma jovem cubana – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Quem acompanha o noticiário sabe que Cuba atravessa um momento ímpar em sua história: a ilha comandada que se tornou comunista em 1959 se aproxima dos Estados Unidos cada vez mais.

Esta transição é o pano de fundo do filme Através, dirigido pelos brasileiros André Michiles, Diogo Martins e Fábio Bardella.

O longa é um dos destaques da programação do 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que começou nesta quinta (30) e vai até 5 de agosto em vários espaços da cidade, com sede principal no Memorial da América Latina.

O longa acompanha Cintia, que viaja pelo interior cubano para encontrar resposta a uma questão que lhe aflige: deixar ou não a ilha.

O filme se passa entre 2012 e 2013, quando Raúl Castro revogou a necessidade de autorização especial para viagens internacionais.

São apenas duas sessões gratuitas do filme Através no Festival. A primeira é neste domingo (2), às 21h30, no Cinesesc (r. Augusta, 2.075). A segunda é no Cinusp, no campus da USP, na quarta (5), às 16h.

Quem deseja um novo olhar sobre a realidade cubana deve comparecer a uma dessas sessões.

No filme, a cubana Cintia recebe um convite do namorado para se mudar para os EUA - Foto: Divulgação

No filme, a cubana Cintia recebe um convite do namorado para se mudar para os EUA – Foto: Divulgação

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso Gal Costa morre aos 77 anos Festival Satyrianas tem mil artistas na Praça Roosevelt