Peça brasileira é convidada para ir à Alemanha
Por Miguel Arcanjo Prado
O ineditismo de uma montagem teatral brasileira chamou a atenção dos alemães.
A peça paulistana Eu – Negociando Sentidos foi convidada a fazer residência artística em Munique, na Alemanha.
O espetáculo é a primeira produção da ExCompanhia de Teatro, com direção e idealização de Bernardo Galegale e Gustavo Vaz.
No elenco brasileiro estiveram os atores Bárbara Mello, Johnnas Oliva e Thiago Andreuccetti. Contudo, na Alemanha, a montagem será feita com artistas locais.
Rui Xavier assina a supervisão de dramaturgia.
Na onda pós-moderna, a peça se define como um “espetáculo transmídia”.
De acordo com os diretores, o formato “promove diversos momentos de experiência do público participante”.
A trama é desenvolvida por três semanas e leva a plateia a misturar realidade e ficção. Além de ver os personagens presencialmente, os espectadores podem conversar com eles ao longo da temporada pelas redes sociais da internet e também pelo telefone celular ou e-mail.
O enredo original é baseado na história de um casal, formado por um performer, Leonardo, e uma fotógrafa, Sofia, que se mudam de Campinas para São Paulo. Os encontros são filmados, gerando o que o grupo chama de Docuficção.
A temporada alemã faz parte do programa Plus Brasil e vai até o fim do mês de março. No novo enredo, será contada a história da performer Helga Wozel, que vai para a Europa participar de uma residência artística e é atormentada por uma mulher em seus sonhos. Participam também as atrizes Camila Rhodi e Gabi Pinheiro.
Leia também:
Fique por dentro do que os atores fazem nos bastidores
Brasil exportando arte.