Baixo Augusta arrasta 1 milhão de foliões nos 15 anos de Carnaval

Alessandra Negrini reinou nos 15 anos do Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco do Carnaval de São Paulo com 1 milhão de foliões na Consolação © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Acadêmicos do Baixo Augusta, maior bloco de São Paulo, celebrou seus 15 anos de história como precursor da retomada do Carnaval de Rua na maior metrópole do Brasil, com 1 milhão de foliões na descida da Rua da Consolação neste domingo, 4 de fevereiro.

O fundador do bloco Alê Youssef, ex-secretário de Cultura de São Paulo, no Acadêmicos do Baixo Augusta © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024
O presidente do bloco, Ale Natacci, no Acadêmicos do Baixo Augusta © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

O desfile do bloco idealizado por Alê Youssef e que tem como presidente Ale Natacci começou pouco depois das 14h, arrastando uma multidão pela Rua da Consolação, da esquina com a Avenida Paulista até a região da Praça Roosevelt, onde o bloco terminou seu cortejo por volta às 18h.

A musa Marcia Dailyn no Acadêmicos do Baixo Augusta © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

O tema este ano foi Resiste Amor em SP, com o cantor Criolo como convidado. Os foliões foram animados pela banda do Baixo Augusta, comandada pelos cantores Bruna Pazinatto, que hiponotizou o público nos hits de axé, Hevelson Oliveira, dono de voz de trovão que brilha nos sambas-enredos clássicos, além de Wilson Simoninha, que assina a direção musical, e André Frateschi.

Um dos momentos de destaque foi quando a Rainha do Baixo Augusta, Alessandra Negrini, vestida por Fernanda de Goeye, dançou o baile de debutante ao som da Orquestra Sinfônica de Heliópolis regida pelo maestro Edilson Ventureli. Marcia Dailyn, primeira bailarina trans do Theatro Municipal e diva da Praça Roosevelt e Cia. de Teatro Os Satyros, completou dez anos como Musa do Baixo Augusta e desfilou bastante emocionada. A médica Thelma Assis, a Thelminha, desfilou pela primeira vez como Diva do Baixo Augusta.

Siga @academicosdobaixoaugusta

A diva Thelminha e a rainha Alessandra Negrini no Acadêmicos do Baixo Augusta © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024
Multidão no Acadêmicos do Baixo Augusta © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

A cantora Jaloo também fez participação especial no desfile, que contou ainda com a volta da primeira madrinha do bloco, a atriz Marisa Orth, além do porta-estandarte, o escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do best-seller Feliz Ano Velho. Especialmente convidado, o Blog do Arcanjo mostra os rostos que deram as caras no desfile do Baixo Augusta.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *