Festival de Curitiba aposta na peça holandesa Square para diálogo intenso com a cidade

Equipe de Square, peça holandesa apresentada ao ar livre no 31º Festival de Curitiba na Praça Santos Andrade © Annelize Tozetto Agência Daniel Sorrentino @dansorrel Festival de Curitiba – Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*

A Praça Santos Andrade, localizada entre o Teatro Guaíra e a Universidade Federal do Paraná, é o epicentro Curitiba. Com seu ritmo intenso e sua exuberante diversidade de pessoas, ela dá o tom da peça Square, do grupo holandês Wunderbaum.

A obra faz estreia mundial no Festival de Curitiba, a partir desta quinta, 30 de abril, e com apresentações até 2 de abril. Sempre às 16h, a obra usa o espaço público durante 75 minutos de pura interação social.

“A praça é o espaço mais democrático possível. É onde a gente se cruza sem saber em quem votou, quem conhece o que. A praça é de todo mundo”, disse Monique Vaillé, na entrevista coletiva na Sala Jô Soares, no Hotel Mabu.

Ela é uma das atrizes brasileiras do elenco ao lado do compatriota Pedro Uchôa. A dupla, os quatro atores holandeses e um grupo de trinta pessoas recrutadas em Curitiba farão parte da performance coletiva.

O ator Walter Bart dá pistas sobre o trabalho, que conta com um final surpreendente. “A peça trabalha com a realidade e nela a gente faz intervenções. É um trabalho muito musical, o personagem principal é musico que compõe enquanto as pessoas passam”, entrega.

Segundo Bart, a inspiração para criar o enredo do espetáculo veios das paisagens urbana e sonoras da praça e dos prédios do Teatro Guaíra e da UFPR, o comércio vivo e a movimentação das pessoas nos pontos de ônibus, das estátuas e esculturas da praça e das “magnificas arvores”, entre elas a famosa araucária.

“No final, o ritmo da praça vai crescendo até uma grande explosão, mas eu não posso contar mais do que isso”, conclui o artista.

Como participar de Square

O Blog do Arcanjo dá uma dica preciosa: para participar como público da estreia mundial da peça Square é preciso chegar na praça Santos Andrade, centro de Curitiba, perto das 15h30. Serão distribuídos 100 fones de ouvido por ordem de chegada para acompanhar a performance do grupo de seis atores. A experiência sensorial só é completa para a plateia que estiver usando o fone.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *