Morre Jean-Luc Godard, gênio francês do cinema

Godard recorreu a suicídio assistido, diz jornal. Cineasta franco-suíço morreu aos 91 anos de idade

Morreu nesta terça-feira (13), aos 91 anos de idade, o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard, ícone da Nouvelle Vague.

Autor de dezenas de filmes ao longo de quase sete décadas de carreira, Godard se tornou um dos nomes mais influentes do cinema francês e mundial, com obras como “Acossado”, “O desprezo”, “O demônio das onze horas” e “Salve-se quem puder (A vida)”.

Em seu perfil no Twitter, o presidente da França, Emmanuel Macron, celebrou o legado do diretor. “Jean-Luc Godard, o mais iconoclasta dos cineastas da Nouvelle Vague, inventou uma arte decididamente moderna, intensamente livre. Nós perdemos um tesouro nacional, um olhar de gênio”, disse.

Desde seus primeiros trabalhos, Godard se afirmou como um diretor inovador e experimental e foi um dos fundadores da corrente conhecida como Nouvelle Vague (Nova Onda, em tradução literal), uma das mais importantes da história do cinema.

Esse movimento era caracterizado pela oposição às superproduções de Hollywood, com filmes mais autorais, mais baratos e com mais liberdade estética.

Além disso, as produções dessa corrente eram marcadas pela preferência por filmagens nas ruas ao invés de estúdios e por abordar temas até então considerados como tabus no cinema.

Por Ansa Brasil

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *