Verdades Secretas de volta: ‘Desafio foi falar a verdade com todas as letras’, diz autor

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Verdades Secretas está de volta à tela da Globo a partir de 24 de agosto, ao fim de noite de segundas, terças, quintas e sextas. Com os sórdidos bastidores do mundo da moda, a série de Walcyr Carrasco sob direção de Mauro Mendonça Filho fez sucesso quando da primeira exibição e terá continuidade que já está sendo gravada. O trabalho rendeu ao autor o Emmy Internacional 2016 de Melhor Novela.
A história narra a vida da jovem Arlete (Camila Queiroz), nascida no interior paulista e que tenta a carreira de modelo em São Paulo, onde, contratada pela agência de Fanny (Marieta Severo), se torna Angel e descobre que a moda esconde segredos que não aparecem nas revistas e desfiles.
A mocinha se envolve com Alex (Rodrigo Lombardi), um dos homens mais poderosos da indústria têxtil. Obcecado pelo sentimento que a modelo desperta nele, Alex se envolve com a mãe de Angel, Carolina (Drica Moraes), unicamente com o intuito de estar próximo dela, depois que a jovem se dá conta de que ele não é o príncipe encantado.

Na novela que revelou Camila Queiroz para o grande público, o elenco coadjuvante também foi destaque. Grazi Massafera, na pele da modelo Larissa, que se vicia em crack, foi indicada ao Emmy Internacional 2016 como Melhor Atriz e ganhou o Prêmio APCA. Marieta Severo e Reynaldo Gianecchini – como Anthony, modelo em final de carreira com quem Fanny mantém uma relação nada convencional -, fizeram uma dobradinha memorável.
Rainer Cadete surpreendeu como o booker Visky. Rodrigo Lombardi entrou para o rol dos homens mais desejados, mesmo com um personagem de caráter bastante controverso, e Agatha Moreira, que deu vida a Giovanna, filha de Alex, também se destacou na pele da jovem amoral e mimada, entre outros exemplos. Outro destaque foi Eva Wilma, como a socialite falida e alcoólica Fabia mãe de Anthony.
São Paulo aparece de forma farta na trama. Verdades Secretas teve gravações em diversos locais da capital paulistana, inclusive em eventos de moda, como a São Paulo Fashion Week. A estrutura e a performance do grupo argentino de teatro Fuerza Bruta, que estava em cartaz na cidade, também fizeram parte das gravações. Dudu Bertholini, nome forte da moda paulistana, também prestou consultoria à obra.
O Blog do Arcanjo conversou com o autor, Walcyr Carrasco, em entrevista feita em parceria com a Comunicação Globo. Leia com toda a calma do mundo.

Blog do Arcanjo – Quando foi exibida originalmente, Verdades Secretas foi um sucesso de público, crítica e comentários nas redes sociais. O que achou quando soube que seria exibida novamente na TV?
Walcyr Carrasco – Sou apaixonado por ‘Verdades Secretas’, que inclusive me deu um Emmy. Fiquei muito feliz e orgulhoso pela reexibição.
Blog do Arcanjo – Como foi o processo de construção da obra, como você escolheu o mote principal da trama?
Walcyr Carrasco – Na época eu fui vivenciar, fazer um trabalho de pesquisa intensa sobre a realidade do mundo dos modelos. Fui fundo na investigação.
Blog do Arcanjo – A trama aborda um mundo de aparências, fala sobre poder, dinheiro, drogas entre outros temas. Qual a importância de trazer à tona tantas questões em uma trama?
Walcyr Carrasco – Esse é um mundo repleto de glamour, e, às vezes, a glamourização esconde a realidade, o que realmente é a vida, a dificuldade, a batalha, e também aspectos que não são falados, como droga e prostituição.
Blog do Arcanjo – Qual foi o principal desafio desse trabalho?
Walcyr Carrasco – O desafio foi falar a verdade com todas as letras. Verdades Secretas.
Blog do Arcanjo – O que ‘Verdades Secretas’ representa em sua carreira?
Walcyr Carrasco – Verdades Secretas é um marco na minha carreira, pois sempre fui muito conhecido por minhas novelas de época e quis apresentar um novo aspecto do meu trabalho.
Blog do Arcanjo – Como foi para você ver sua história concorrer e ganhar um Emmy Internacional?
Walcyr Carrasco – Foi sensacional. Eu nunca imaginei que chegaria tão longe, que estaria num salão em Nova York e o Emmy seria meu, nosso, da TV Globo. Fiquei sem chão, de tanta emoção.
Blog do Arcanjo – Mesmo sendo exibida depois das 22h, ela foi um sucesso enorme de audiência, a que atribui tamanho interesse do público pela trama?
Walcyr Carrasco – Acredito que o público gosta muito quando falamos a verdade sem meios termos. É o que faço em todas as minhas obras.
Blog do Arcanjo – Acredita que a exibição da trama de 2015 irá gerar o mesmo tipo de engajamento da época?
Walcyr Carrasco – Acho que muita gente não viu e, muita gente gostaria de relembrar, viver novamente as emoções. Será uma grande oportunidade!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.