12º Tiradentes em Cena tem público de 16 mil pessoas: ‘Movimentamos cultura e economia de Minas Gerais’, diz Aline Garcia

Diretora do Tiradentes em Cena, Aline Garcia celebra o sucessso do festival com 16 mil pessoas de público em sua 12ª edição © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O 12º Tiradentes em Cena, realizado de 21 a 25 de maio de 2025, fechou com público de 16 mil pessoas. O evento ocupou 20 espaços em Tiradentes e São João del Rei, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.

A 12ª edição da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena reafirmou seu compromisso com o acesso à cultura, a valorização dos artistas brasileiros e a ocupação criativa dos espaços urbanos. Foram cerca de 50 atrações, dentre espetáculos de teatro, dança, circo e música, além de exposições, oficinas formativas, rodas de conversa e experiências gastronômicas, tudo sob o tema “Um palco de todos nós”.

Público lota o Largo da Rodoviária de Tiradentes para assistir ao infantil Tubarão Martelo no 12º Tiradentes em Cena, que teve público de 16 mil pessoas © Thyago Andrade Blog do Arcanjo 2025

À frente da curadoria, direção geral e da idealização do Tiradentes em Cena, Aline Garcia celebrou os resultados desta edição e reforçou os princípios que sustentam o evento. “Movimentamos a cultura e economia de Minas Gerais”, afirma.

Diretora do Tiradentes em Cena, Aline Garcia celebra o sucessso do festival com 16 mil pessoas de público em sua 12ª edição © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

“É emocionante ver como a Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena cresceu ao longo desses 12 anos sem perder sua essência: ser um espaço vivo de encontro, afeto e criação coletiva. Esta edição foi especialmente potente, com uma programação que reafirma a força das artes cênicas brasileiras e a importância de ocuparmos nossos territórios com arte e diálogo. Tivemos homenagens emocionantes, atrações de todo o país e uma equipe incrível, em grande parte composta por profissionais locais, que fizeram esse festival acontecer com tanto cuidado e comprometimento”, diz Aline Garcia.

Dois grandes nomes das artes cênicas brasileiras foram homenageados neste ano: o Grupo Primeiro Ato, referência na dança contemporânea há mais de 40 anos, e a atriz e cantora Simone Mazzer, cuja trajetória singular foi celebrada no palco.

Diretora do Tiradentes em Cena, Aline Garcia celebra o sucessso do festival com 16 mil pessoas de público em sua 12ª edição © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Programação intensa

Com 35 espetáculos, 5 rodas de conversa, 3 oficinas formativas e 2 exposições, o evento promoveu encontros que extrapolaram os palcos. Ações como o Cena Encontro e a dinâmica Venda Seu Peixe conectaram quase 300 artistas, programadores, jornalistas e empresários culturais de diferentes regiões do Brasil, ampliando redes de trocas, conhecimento e oportunidades.

Nos bastidores, a Mostra Tiradentes em Cena movimentou diretamente 70 profissionais e gerou mais de 350 empregos indiretos, com atuação em pelo menos 10 áreas distintas: operacional, administrativo, produção, artístico, comunicação, costura, estrutura, som e luz, tradução em Libras, logística, além de eletricistas, encanadores, webdesigners, equipe de limpeza e recepção. A maioria desses postos foi ocupada por trabalhadores locais, em vagas formais ou temporárias.

A articulação com o setor de turismo também foi estratégica: 15 restaurantes e 30 pousadas integraram a rede de parceiros da edição. Nas redes sociais, o impacto digital foi expressivo, com 544,8 mil visualizações e 26,6 mil interações, consolidando o Tiradentes em Cena como um dos principais festivais de artes cênicas de Minas Gerais.

Blog do Arcanjo mostra imagens do 12º Tiradentes em Cena em Minas Gerais

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *