O Menino Maluquinho – O Show encanta crianças no Guritiba do Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
O Teatro Positivo foi palco, no dia 2 de abril, de uma ação educativa do Programa Guritiba, que faz parte da programação do Festival de Curitiba. A companhia curitibana Tupi Pererê apresentou o espetáculo Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show para 2 mil crianças da rede municipal de ensino, em uma ação de formação de plateia promovida pela Prefeitura de Curitiba e o Festival.
O espetáculo, que também teve duas apresentações no Teatro Bom Jesus, é uma releitura musical da obra clássica de Ziraldo, com as canções de Rosy Greca, que retorna à história do Menino Maluquinho com nova adaptação. A direção artística de Guga Cidral e a direção musical de Daniel Arenhart trazem uma homenagem ao autor e aos criadores de arte para crianças.
A nova versão de O Menino Maluquinho celebra a infância com um espetáculo cheio de música, humor e imaginação, utilizando figurinos e cenários vibrantes para transportar as crianças ao universo do personagem. Guga Cidral destaca o impacto da obra no Brasil: “É uma história que fala da infância brasileira, das brincadeiras na rua e da relação com a família. A obra é icônica e tem um apelo emocional muito forte”, explica o diretor.
O objetivo do espetáculo vai além do entretenimento. Guga sublinha que o maior propósito é proporcionar às crianças um momento de pura alegria e felicidade, reforçando que o Menino Maluquinho é símbolo de uma infância feliz, não de uma criança “maluca”, mas de uma imaginação transbordante.
O Guritiba, que vai além de um festival, busca promover a democratização do acesso à arte por meio de ações formativas de arte-educação, impactando comunidades e famílias inteiras. Fabíula Bona Passini, coordenadora do programa, destaca o esforço para envolver não apenas os alunos, mas também professores e pais, aproximando a arte da realidade da comunidade local.
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.