O Menino Maluquinho – O Show encanta crianças no Guritiba do Festival de Curitiba

Guritiba adapta história clássica de Ziraldo, Menino Maluquinho, e diverte a criançada © Rodrigo Leal Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

O Teatro Positivo foi palco, no dia 2 de abril, de uma ação educativa do Programa Guritiba, que faz parte da programação do Festival de Curitiba. A companhia curitibana Tupi Pererê apresentou o espetáculo Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show para 2 mil crianças da rede municipal de ensino, em uma ação de formação de plateia promovida pela Prefeitura de Curitiba e o Festival.

O espetáculo, que também teve duas apresentações no Teatro Bom Jesus, é uma releitura musical da obra clássica de Ziraldo, com as canções de Rosy Greca, que retorna à história do Menino Maluquinho com nova adaptação. A direção artística de Guga Cidral e a direção musical de Daniel Arenhart trazem uma homenagem ao autor e aos criadores de arte para crianças.

A nova versão de O Menino Maluquinho celebra a infância com um espetáculo cheio de música, humor e imaginação, utilizando figurinos e cenários vibrantes para transportar as crianças ao universo do personagem. Guga Cidral destaca o impacto da obra no Brasil: “É uma história que fala da infância brasileira, das brincadeiras na rua e da relação com a família. A obra é icônica e tem um apelo emocional muito forte”, explica o diretor.

O objetivo do espetáculo vai além do entretenimento. Guga sublinha que o maior propósito é proporcionar às crianças um momento de pura alegria e felicidade, reforçando que o Menino Maluquinho é símbolo de uma infância feliz, não de uma criança “maluca”, mas de uma imaginação transbordante.

O Guritiba, que vai além de um festival, busca promover a democratização do acesso à arte por meio de ações formativas de arte-educação, impactando comunidades e famílias inteiras. Fabíula Bona Passini, coordenadora do programa, destaca o esforço para envolver não apenas os alunos, mas também professores e pais, aproximando a arte da realidade da comunidade local.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *