Contos de Cativeiro faz sessões no Sesc Avenida Paulista após sucesso em Goiás

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
O espetáculo Contos de Cativeiro, com o artista goiano Marcelo Marques, faz três sessões nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, sexta e sábado, 20h, e domingo, 18h, no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo. A obra conta a história a partir da perspectiva do negro, em vez do relato europeu que sempre deu o tom nos livros de história. O Blog do Arcanjo conta a seguir mais detalhes da peça.
Em Contos de Cativeiro um Preto Velho muito simpático e sábio conta, entre algumas histórias, a origem do mundo pelo olhar do povo Yorubá, sobre as lutas, as resistências do período de escravização e a capacidade do povo preto de viver apesar das agressões que atravessam o tempo e a carne. Marcelo também dá vida aos personagens Olodumaré, orixá que cria o mundo, e Rei de Oyó, que é escravizado e trazido ao Brasil. Já o Malandro mostra o quão revolucionário é viver de forma inteligente, apesar do sistema que oprime.
Em conversa com o Blog do Arcanjo, Marcelo Marques, com três décadas de trajetória, destaca a representatividade da equipe: “Por ser uma obra com uma equipe criativa de 100% de artistas negros, fortalece o imagético do orgulho de ter nascido preto, apesar da opressão”, pontua.
Ele aproveita para explicar o título e o que o público pode esperar do espetáculo: “Apesar do título, o espetáculo não é uma narrativa sobre o sofrimento. O texto, de minha autoria, enaltece os conhecimentos e capacidade de resiliência do povo preto trazendo para cada cena um recorte com foco na sabedoria, nas vitórias e expertises trazidas da África para o Brasil”.
Contos de Cativeiro estreou em 2022 na cidade de Goiânia e desde então tem sessões lotadas por onde se apresenta.
A obra tem pesquisa que mistura das linguagens corporais do circo, da dança afro e da capoeira, além de outros elementos da cultura negra brasileira. A direção geral é de Renata Caetano, a direção de arte de Raquel Rocha e a realização do Orum Aiyê Quilombo Cultural.
CONTOS DE CATIVEIRO
Com Orum Aiyê Quilombo Cultural
Dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2025, sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 18h.
Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo.
60 minutos | Livre (recomendado a partir de 12 anos) | De R$ 12,00 a R$ 50,00.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.