PF Casa de Estudos celebra 10 anos com programação artística imersiva em Curitiba

Fachada da PF Casa de Estudos no Centro de Curitiba: 10 anos de resistência artística e porto seguro para as artes visuais emergentes © Google Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Este sábado, 3 de agosto, será de festa das artes em Curitiba. Mais precisamente a partir das 15h na PF Casa de Estudos (R. Brigadeiro Franco, 2119). O espaço cultural independente especializado em arte contemporânea e performance art celebra 10 anos de porto-seguro para ateliês de diversos artistas. A comemoração terá até “parabéns” com bolo, às 18h, além de performances dos artistas residentes.

A celebração será com a primeira edição dos Ateliês Abertos de 2024, evento promovido coletivamente pelos artistas residentes. A programação promete diversidade e uma experiência imersiva de sete horas, unindo artes plásticas, ateliês abertos de artistas, instalações, videoarte, escultura, performances e acepipes. Tudo no centenário casarão histórico no centro curitibano que virou point da arte contemporânea no Paraná.

Performance de Eduardo Amato no PF Casa de Estudos em Curitiba © Andrea Mayer Divulgação Blog do Arcanjo 2024

O Blog do Arcanjo elenca os artistas residentes em PF: Eduardo Amato (PR/JP), Francisco Sandmann (PR), Jonas Sanson (PR), Leo Bardo (PR/SP), Leonardo Faganello (PR), Leonardo Franco (PR), Marcos Serafim (SC/EUA) e Renata Mocellin (PR).

Trata-se de oportunidade única de conferir o processo criativo desses artistas plásticos por um viés íntimo, além de apreciar uma mostra gigante de performances apresentadas pelos alunos que compõem o grupo La Perfo, vinculado à Universidade Estadual Do Paraná – Campus Belas Artes.

Diretor do PF Casa de Estudos, Eduardo Amato embarca em breve para uma residência artística de longa duração no Japão. Ele pontua sobre a festa deste sábado: “Estamos todos e todas muito orgulhosos da possibilidade de ver o PF resistir à especulação imobiliária que cerca a região onde ele está localizado hoje em dia, além de termos a oportunidade de recepcionar os estudantes universitários da Escola de Belas Artes do Paraná para juntarem-se a nós neste evento, onde poderão explorar suas linguagens e pesquisas para além do ambiente acadêmico”.

Além da extensa e gratuita programação, que inclui mais de 25 atrações, o público poderá
aproveitar o bar que servirá chopp, pipoca e guaraná.

Leo Bardo é um dos artistas residentes no PF Casa de Estudos em Curitiba © Jonas Sanson Divulgação Blog do Arcanjo 2024

PF Casa de Estudos

Fundado em 2014, o PF se consolidou como um dos principais pólos de cultura e arte em Curitiba, oferecendo uma programação rica e variada que inclui exposições, workshops, apresentações e eventos comunitários. Ao longo de 10 anos, o centro tem sido um ponto de encontro para artistas, estudantes e amantes da cultura, promovendo o intercâmbio de ideias e a valorização da arte em todas as suas formas.

palace of liberty in curitiba in brazil
Detalhe do Paço da Liberdade no centro de Curitiba: capital do Paraná vem se destacando cada vez mais no cenário artístico e PF Casa de Estudos faz parte deste movimento de valorização cultural nos últimos 10 anos © Photo by Ana Pimentel on Pexels.com Blog do Arcanjo 2024

PF Casa de Estudos
10 Anos

Quando: 03 de agosto de 2024, 15h às 22h
Onde: R. Brigadeiro Franco, 2119 – Centro, Curitiba, Paraná
Entrada: 1 produto de higiene pessoal que será doado para o Grupo Dignidade (grupodignidade.org.br)
Informações: [email protected]pf2119.com

Siga @pf_casadeestudos

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *