★★★★★ Crítica: Marina Sena brilha no Nômade Festival 2024 ao reencontrar suas origens

Marina Sena brilha no Nômade Festival 2024 com voz potente, domínio do pop e singularidade de sua brejeirice mineira © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★★
MARINA SENA – Vício Inerente Tour no Nômade Festival 2024
Avaliação: Ótimo
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Foi a singularidade de Marina Sena que a fez conquistar o Brasil inteiro com seu inesquecível e solar primeiro álbum, De Primeira. O jeito mineiro e brejeiro da garota nascida em Taiobeiras, Norte de Minas, pegou de jeito um público jovem e sofisticado, o mesmo que cantou em coro para ela neste domingo, 26 de maio, em São Paulo: “Artista, artista, artista!”. Afinal, foi um fim de semana apoteótico para a moça, que fez eloquente apresentação no Tim Music Rio 2024, nas areias de Copacabana, no sábado, 25, e depois consagrou-se no palco do Nômade Festival 2024, no domingo, esquentando o Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O Nômade é reduto dos fãs do gênero brasilidades e possuiu um público qualificado definidor de carreiras nesta área. Não à toa, Marina e toda sua equipe sabem o que significa ouvir desses espectadores o brado: “Artista”. E isso se deu na simplicidade, com Marina tocando violão (de pernas abertas, tal qual Gal Costa), como nos velhos tempos de quem a conhecia, seja das praças de Taiobeiras ou Montes Claros, ou como vocalista das bandas mineiras A Outra Banda da Lua e Rosa Neon. A gente é forte naquilo que somos mais profundos. Foi exatamente cantar suas músicas acompanhada do violão que fez Marina sair de sua terra natal em busca de uma carreira de cantora. Belíssima e com novo visual de franja e unhas naturais — cada vez mais um mulherão —, Marina expõs seu prazer em compor e cantar suas músicas na companhia do velho e intimista companheiro de seis cordas. E isso sem abrir mão de também ser uma diva do pop, porque ela possui “habilidades”, como confidenciou no palco. Marina entoou com o público sua balada Mande um Sinal, hit do segundo álbum, o soturno Vício Inerente, mas no arranjo original de composição da música, e depois emendou Vapor Barato, canção consagrada de Jards Macalé e Wally Salomão eternizada por Gal Costa no álbum Fa-Tal Gal A Todo Vapor, de 1971, dando sua personalidade à releitura e demonstrando a grande cantora que é. É preciso também elogiar o avanço de Marina no pop, dançando cada vez melhor e em fina sintonia com seu balé, banda — os excelentes músicos Janluska, Levy Santiago e Miguel “Migga” Freitas —, público e câmeras. Os novos arranjos, que trouxeram um frescor “rock” às canções, também estão interessantíssimos. Este crítico, que conhece a artista desde antes da fama, viu uma Marina intensa, segura e presente em todas as marcas da acertada direção artística do show. E pode dizer sem dúvida alguma: Marina Sena é a maior estrela da nova geração da música brasileira. Como bem gritou o público do Nômade Festival, ela é uma grande artista.

Siga @amarinasena

★★★★★
MARINA SENA – Vício Inerente Tour no Nômade Festival 2024
Avaliação: Ótimo
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Blog do Arcanjo mostra fotos do Nômade Festival 2024 no Parque Villa-Lobos em São Paulo

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *