★★★★ Crítica: Irineu comove o público com encontro geracional que nos dá lição de vida

Tiago Luchi e Genézio de Barros em Irineu: encontro geracional comovente no Marte Hall © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
IRINEU
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Duas gerações diferentes têm muito a ensinar uma à outra e também a aprender. Para isso, é preciso se abrir a uma escuta interessada e genuína. É esta bela lição de vida que aprendemos na tocante comédia dramática Irineu. O roteiro mostra um jovem que precisa dividir o quarto de hospital com um idoso, o que modifica a vida de ambos. O espetáculo pode ser visto no imponente Marte Hall, bela casa de espetáculos recém-aberta na Vila Mariana (r. Domingos de Moraes, 348), bem perto do metrô Ana Rosa e que precisa ser cada vez mais conhecida. As sessões são aos sábados, 20h, e domingos, 18h, até 26 de maio (compre seu ingresso). No domingo Dia das Mães, 12/5, sessão das 18h, haverá promoção com ingressos a R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia. Em cena, três grandes atores: o sempre excelente Genézio de Barros, 73 anos de vida e 50 de carreira, como o protagonista Irineu, um senhor hospitalizado repletos de histórias para contar, Tiago Luchi, repleto de candura na construção do jovem João, paciente que precisa dividir quarto com o idoso e acaba por descobrir novos mundos, e a espevitada enfermeira interpretada por Maria do Carmo Soares, atriz importante de nossos palcos que completa 80 anos. A peça traz em seu próprio elenco a troca profícua entre gerações que propõe na dramaturgia escrita com delicadeza por Tiago Luchi, também idealizador deste necessário projeto. Nome incansável, Ricardo Grasson assume a direção, com assistência de Heitor Garcia, construindo as atmosferas necessárias para os “causos” de Irineu, que despertam riso, fascínio e também lágrimas. Destacam-se no time criativo a cenografia de Marisa Rebollo, os figurinos de Rosângela Ribeiro e a sempre poética luz de Cesar Pivetti, bem como o visagismo de Edgar Cardoso e a sonoplastia de L.P. Daniel. Irineu é um espetáculo que nos mostra que a beleza da vida mora no encontro real entre pessoas que se queiram bem. Não custa nada lembrar-mos desta bela lição.

★★★★
IRINEU
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado

Compre seu ingresso para Irineu!

Blog do Arcanjo mostra imagens da peça Irineu em fotos exclusivas de Rafa Marques

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *