Alejandro Melero fala do sucesso de Nosso Irmão: ‘Seria um sonho morar no Brasil uma temporada’, diz escritor espanhol

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Alejandro Melero colhe os frutos do sucesso de seu drama Nosso Irmão no Brasil, uma década depois de sua estreia em Madrid. O escritor espanhol trabalha pela segunda vez com o produtor teatral e ator Bruno Ferian, que também montou sua peça Clímax em São Paulo. Após temporada de sucesso no Tucarena, na capital paulista (leia a crítica da peça), o espetáculo dirigido por Dan Rosseto com Bruno Ferian, Regiane Alves e Marina Elias segue em turnê por cidades do interior de São Paulo e outras capitais brasileiras. Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Carlos III de Madrid, Melero é ainda especialista em história do cinema LGBT espanhol e teve peças encenadas em países como EUA, Perú, Uruguai, Argentina e Portugal, além do Brasil. É também autor dos romances La luz de Mis Días e El Secreto de la Hierba. Ele conversou com exclusividade com o Blog do Arcanjo. Leia a entrevista.

Miguel Arcanjo Prado – O que te levou a escrever Nosso Irmão?
Alejandro Melero – Já se passaram mais de dez anos desde que escrevi Nosso Irmão. Então, é quase como se eu fosse outra pessoa. Por isso, é difícil dizer na perspectiva de hoje, 2024, como me relacionei com este trabalho naquela época. Foi um trabalho muito importante para mim, porque foi a primeira vez que escrevi sobre histórias próximas da minha família, da minha cidade na Andaluzia, e sobretudo da figura do meu tio António, a quem o trabalho é dedicado e que tem muito a ver com o personagem Jacinto.
Miguel Arcanjo Prado – Como é ter sua obra Nosso Irmão encenada no Brasil e por essa equipe?
Alejandro Melero – Estou apaixonado por essa encenação e equipe no Brasil. O Bruno Ferian é um ator e produtor maravilhoso, já o conhecia de Clímax, outra peça minha que ele produziu em 2018, e posso dizer que ele faz tudo bem. Confio cegamente no que ele faz, porque tem um gosto requintado. Graças a ele, conheci o trabalho da Regiane Alves e da Marina Elias, que são incríveis. Dan Rosseto esteve recentemente em Madrid e não nos vimos por algumas horas, mas espero encontrar minha família brasileira em breve!

Miguel Arcanjo Prado – As relações familiares são um tema inesgotável. Como definiria seu olhar para essa temática em Nosso Irmão?
Alejandro Melero – A família cria dependências e, se você não tiver sorte de sua família ser boa, essas dependências podem ser um inferno. Mas, se tudo funcionar bem, é o pilar mais importante. Em Nosso Irmão, os personagens estão em um ponto de suas vidas em que precisam decidir o quão boas pessoas são para suas famílias, quanta generosidade e perdão estão dispostos a conceder. É um dos maiores dilemas que uma pessoa pode enfrentar.
O teatro é o lugar mais especial para contar histórias.”
Alejandro Melero
escritor espanhol autor da peça Nosso Irmão
Miguel Arcanjo Prado – Você já esteve no Brasil?
Alejandro Melero – Ainda não fui, infelizmente.
Miguel Arcanjo Prado – Você tem vontade de visitar pela primeira vez nosso país?
Alejandro Melero – Estou morrendo de vontade de ir. Estudei português, que é uma das línguas mais bonitas do mundo, e não só gostaria de visitar, mas seria um sonho morar no Brasil por um tempo. Neste momento, a vida em Madrid deixa-me muito preso, mas espero que num futuro próximo conseguir ir. Ver essa montagem tão especial seria o melhor!
Miguel Arcanjo Prado – O que te levou como escritor a aproximar-se da dramaturgia teatral? Por que faz teatro?
Alejandro Melero – O teatro é o lugar mais especial para contar histórias. Gosto de tudo no teatro: dos atores, do trabalho dos diretores, dos músicos e dos técnicos… Gosto do desafio de contar uma história da melhor maneira possível, e o teatro é sempre um enigma, nunca se sabe o que vai funcionar da primeira vez. E permite milagres tão maravilhosos quanto ver sua obra no Brasil anos depois de sua estreia em Madrid.
- Macuco de Victor Nóvoa chega ao Sesc Pinheiros para discutir ancestralidade, memória e ataques à natureza
- FIGA divulga espetáculos selecionados no Nordeste e em Salvador
- Roberto Carlos faz show único no Tokio Marine Hall para celebrar 30 anos da casa de shows em SP
- Sucesso há 25 anos, peça Maria Peregrina estreia no e-Teatro WeDo!
- FITA une espetáculos consagrados a estreias em sua 17ª edição em Angra dos Reis de 22/8 a 7/7
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.